O presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, participou ontem (28) da assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Governo do Pará (Sedeme) e a empresa francesa Louis Dreyfus Company (LDC) que estabelece parceria institucional entre as partes para a implantação dos projetos de médio e longo prazo da companhia no Estado, sendo uma estação de transbordo de carga (ETC) na região de Santarenzinho, no município de Rurópolis e um terminal de uso privativo (TUP) na Enseada do Malato, em Ponta de Pedras, no Marajó.
O documento prevê ainda apresentação de uma proposta de verticalização da cadeia de soja, a ser apresentada em 180 dias, a partir da emissão da licença prévia da ETC, cuja construção e operação deverá ocorrer em até 30 meses a partir da emissão das respectivas licenças. Os citados projetos hidroviários são uma opção sustentável, com ganhos em termos econômicos, ambientais e sociais para o Estado. Os projetos de Santarenzinho e Ponta de Pedras seguirão seu curso normal de licenciamento ambiental.
O secretário da Sedeme, Adnan Demachki, comentou sobre a acolhida da Louis Dreyfus Company. “A LDC foi receptiva ao pleito do Executivo estadual de não somente transportar soja pelo território paraense,mas também de implantar uma indústria de verticalização da cadeia da soja, aqui no Estado, gerando bons empregos e desenvolvimento econômico’’ – pontuou.
Para o presidente da Fecomércio-PA, a assinatura do protocolo é mais um passo no sentido de fomentar o desenvolvimento sustentável no estado do Pará: “O setor produtivo paraense comemora a assinatura desse protocolo, uma vez que surge com o objetivo de garantir maior infraestrutura no estado, verticalizando a cadeia de soja, propiciando o escoamento de produtos e cargas e gerando emprego em nossa região” – afirmou.
Além do presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, prestigiaram a assinatura do documento o vice-presidente da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça; o presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Fábio Lúcio Costa e o dirigente da Associação das Empresas Portuárias, Paulo Ivan de Farias Calpos.
Com informações Sedeme