Com a intenção de reunir pensadores em um livre diálogo sobre assuntos do campo artístico e cultural, o Centro Cultural Sesc Boulevard disponibiliza ao público gratuitamente no site do Sesc no Pará, o e-book da nova edição do Caderno de Pensamentos: Ensaios e Críticas. A série é realizada pelo Núcleo de Fotografia, em parceria com a equipe de Cinema/Designer, e busca desde sua primeira edição em 2013, fazer conviver ideias e estimular a observação sobre as muitas formas de se vivenciar o universo das imagens, a partir da fotografia, aliada a outras linguagens, buscando o hibridismo e a transversalidade que norteiam as ações nessa área. Os autores convidados para essa edição são Juan Guimarães, Felipe Pamplona, Georgia Quintas, Diógenes Moura, Erinaldo Cirino e Irene Almeida. Seus ensaios nos possibilitam pensar em um eixo temático onde a questão da representação se faz presente de forma crítica ou poética. São interpretações sobre modos de representar a partir de imagens e textos que tratam, de modo amplo, de subjetividades, da poética da criação, de ações sobre o espaço público e de apropriações.
O artigo “Ação Viral Sobre os Signos da Cidade”, do pesquisador Juan Guimarães, compara a cidade a um organismo vivo e mostra como as convenções que ordenam o espaço público podem ser tocadas por intervenções criativas, ou “ações virais” transformam, “promovendo um desvio semântico de sua mensagem original”. Já o também pesquisador Felipe Pamplona em “Rasgos na Superfície e Auto-mise-en-scène: Foundfootage no Documentário Brasileiro Contemporâneo”, analisa os ensaios audiovisuais de Santos Dumont , Carlos Adriano e Marcelo Pedrosa, que utilizam a técnica do foundfootage (imagens de arquivo a produzir narrativas ficcionais), explica: “Aqui, a verdade é forjada por meio do uso dado para essa imagem, fazendo do momento da montagem a formuladora das distintas formas de verdade”. A pesquisadora e crítica Georgia Quintas trata no artigo “Raciocínio Processual e Aderências Narrativas”, da criação poética discursiva do fotógrafo Gilvan Barreto ao produzir a obra O Livro do Sol. Ao percorrer os procedimentos artísticos de Barreto, a autora assinala como as metáforas são construídas em torno da água e de sua escassez. “Os procedimentos plásticos conduzidos por Gilvan Barreto alinham-se a uma rede de interações (realidade, documento, literatura e cinema), as quais nos levam a pensar mais pontualmente sobre o princípio da criação que envolve o modo de se apropriar, de se relacionar e de transformar o mundo à sua volta”, argumenta.
Já as contribuições de Irene Almeida, Erinaldo Cirino e Diógenes Moura exploram a inter-relação de linguagens: a imagem textual ou os textos que saltamdas imagens. “Sombras”, o ensaio fotográfico de Irene, constitui-se sobre saudade e silêncio, ou, como assume a artista: “É uma busca de mim mesma atravésde um silêncio visto em imagens.” Cirino, com “Não Mais Que Um Sopro”, desenha e escreve corpos nus em busca de sentidos, como se fossem desenhos escritos ou textos compostos em nanquim sobre papel. Quase adivinha o pensamento de Diógenes, que assim se apresenta: “Só entende fotografia vendo-a como literatura”. Ele traz para esta edição um poema inédito, “Veneno & Aço”, no qual fotografa, com palavras, personagens e seus universos particulares em uma feira imaginária, onde as ações incidem sobre referentes, que são nomes próprios. O E-book Caderno de Pensamentos: Ensaios e Críticas faz parte de uma série de publicações que valoriza e estimula o pensamento crítico sobre arte e cultura, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará, por meio do Centro Cultural Sesc Boulevard. Esta edição pretende convidar o público a pensar nas representações que permeiam o cotidiano e na prática essencial à vida em coletividade: a possibilidade de imaginar.
Fonte: Sesc no Pará