Comerciantes do Pará estimam uma redução de 5% nas vendas de ovos de páscoa em lojas e supermercados do estado. O cálculo, divulgado por representates da Associação Paraense de Supermercados, mostra que o mercado dos produtos de páscoa sofre os efeitos da crise de forma mais acentuada que o previsto, já que os comerciantes já haviam reduzido o estoque em 10% em relação ao ano passado.
Apesar da diminuição nas vendas, os comerciantes que apostam nos chocolates não devem amargar prejuízo. "Esse ano a venda está sendo de ovos de menor preço. A expectativa de retorno é de -5%, mas vai haver venda", disse Jorge Portugal, da Associação Paraense de Supermercados.
Olinda Mendes é mãe de Flávia e Alessandra, que adoram chocolate. E na época da páscoa elas não aceitam substituições: questionada se aceitaria uma barra como presente de páscoa, Alessandra não vacila: "Não é a mesma coisa de um ovo de páscoa", disse a menina.
A mãe vai garantir o cobiçado presente, mas em quantidade menor que nos anos anteriores. "Vão ganhar, mas apenas um cada. Mais do que isso não tem como. Fica inviável financeiramente", explica Olinda.
Segundo a analista administrativa Nádia Prado, um dos fatores que faz com que a procura pelos ovos seja menor é o preço. "Esse ano deu um aumentozinho né. Vamos olhar para ver o que dá para encaixar no orçamento", disse.
Já a aposentada Maria José Souza trocou os ovos pelas caixas de bombom que, além do preço, tem como atrativo a variedade. "Dá para a família toda", disse Maria José.
Fonte: G1 Pará