cnc
sesc
senac

Sistema Fecomércio Pará participa da I Feira Estadual Existir

Home / Notícias / Sistema Fecomércio Pará participa da I Feira Estadual Existir

Sistema Fecomércio Pará participa da I Feira Estadual Existir

08/11/2016 11:58:20

Deu início ontem (07) na Estação das Docas, a I Feira Estadual Existir, evento que apresenta a tecnologia com uma importante aliada para efetivar a inclusão de pessoas com deficiência. O evento promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e Universidade do Estado do Pará (UEPA), acontece paralelo à II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e do V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. A feira conta com o apoio do Sistema Fecomércio Pará.

Um dos objetivos do evento é mobilizar a população em torno de temas e atividades voltadas para a tecnologia assistiva, além de promover ações integradas entre as diversas políticas públicas, visando a garantia da cidadania, inclusão e maior autonomia das pessoas com deficiência no estado do Pará. A feira conta com a participação de vários expositores e fabricantes de equipamentos de tecnologia para pessoas com deficiência, pais, professores, pesquisadores e público em geral.

Em seu discurso de abertura, o governador Simão Jatene destacou a importância da inclusão de pessoas com deficiência em qualquer sociedade civilizada. “Nós seremos incapazes de nos construir em termos civilizatórios, se nós não formos também capazes de utilizar nossas diferenças e nossa diversidade para diminuir a nossa desigualdade. É exatamente isso que vejo no esforço coletivo de vocês e, em última instância, esse foi o objetivo maior do Plano Existir” – afirmou. A diretora do Núcleo de Articulação e Cidadania, Daniele Khayat, também ressaltou a importância do evento para articulação de toda a sociedade civil, juntamente com as áreas de educação e pesquisa, para contribuir com a criação de políticas públicas e tecnologias de incentivo à acessibilidade.

Ao longo da exposição, o público pode conhecer de perto as tecnologias que ajudam a garantir maior acessibilidade às pessoas com deficiência. A expositora Tayane Seabra, 28 anos, elogiou a feira e disse que é uma oportunidade para conhecer as novidades da tecnologia assistiva. “Essa é a I Feira Existir e nós estamos orgulhosos de participar desse evento. É importante porque traz visibilidade para os equipamentos e para as necessidades das pessoas com deficiência” – explicou.

A terapeuta ocupacional e expositora Gislene Philot, ressaltou que a tecnologia assistiva ainda é recente no Brasil. “Ainda que a tecnologia assistiva tenha chegado ao Brasil há pouco tempo, acreditamos que essa feira e espaço como esse são importantes para nós expositores apresentamos os recursos para diversas deficiências e possibilidades” – pontuou. O cadeirante Eduardo Moraes, que visitou as exposições, também elogiou o evento. “Acho importante que os empresários e o poder público vejam que nós precisamos de visibilidade, de acessibilidade. Vi muitos equipamentos e estou contente com a exposição” – disse.

Para o presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, apoiar a I Feira Existir é contribuir para a inclusão e incentivar a autonomia e a criatividade das pessoas com deficiência. “O Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará apoia e incentiva eventos como a I Feira Estadual Existir. Entendemos a inclusão de pessoas com deficiência como uma garantia para o desenvolvimento pleno dos cidadãos” – afirmou.

Texto e Fotos: Adriano Abbade

Galeria de imagens