Sementes, bordados, miriti, dentre outros charmosos detalhes do artesanato paraense ganham destaque na 1ª Exposição “Mantos de Nossa Senhora de Nazaré”, organizada pelo Senac no Pará. A mostra ocorre no período de 03 a 14 de outubro, dentro da chamada Quadra Nazarena, que corresponde aos quinze dias de festividade do Círio de Nazaré.
A exposição reune 21 mantos confeccionados por artesãos de comunidades da Grande Belém, que participaram de cursos ministrados pelas ações móveis do Senac em bairros como Icuí Guajará, Cidade Nova, Conjunto Julia Seffer, Tapanã, Mangueirão e nos municípios de Abaetetuba e Barcarena.
“Considerando a grande expressão cultural que o Círio representa, o Senac busca, por meio de eventos como este, valorizar a produção das comunidades e apresentar esse trabalho ao público em geral”, detalha a gerente do Centro de Educação Profissional do Senac Ações Móveis, Vívia Costa. São alunos e também instrutores dos cursos de Artesão de Pintura em Tecido, Artesão em Bordado a Mão e oficina de Artesanato com material reciclado e confecção de bonecas de pano.
As criações são livres e utilizam diversos materiais. Já a inspiração para a produção de mantos de 25 cm de altura e 46 cm de comprimento partiu do tema “Maria, Rainha da Amazônia!”, visando ressaltar a importância do Profissional Artesão para a cultura do estado.
Participam representantes das comunidades São José (Conjunto Carmelândia), Associação de Moradores do Conjunto Julia Seffer (Achajus), Espaço Profissionalizante da Amazônia (EPA), Comunidade Kikuchy, Comunidade AMA, Comunidade SDH, dentre outros.
As peças podem ser visitadas pelo público no hall da unidade Senac situada na avenida Serzedelo Corrêa, 278, bairro batista campos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Entrada Franca.
Fonte: Senac Pará