cnc
sesc
senac

Senac promove aula show no 4º Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia

Home / Notícias / Senac promove aula show no 4º Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia

Senac promove aula show no 4º Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia

26/09/2016 11:53:02

Receitas simples e inovadoras criadas a partir dos produtos da nossa região. Foi com esse objetivo que o Senac levou para a Cozinha Show do 4º Festival Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia, uma receita exclusiva elaborada pelo instrutor Walaci Sodré e sua equipe de quatro ajudantes formados pelo Senac Pará. O evento que ocorre em Belém desde 2013, homenageou nessa edição os 400 anos da capital paraense. O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, prestigiou o evento e visitou o estande do Sistema Fecomércio Pará.

Durante quatro dias, a Feira Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia contou com uma programação vasta e diversificada, incluindo além das exposições, rodadas de negócios, ciclos de palestras, workshops, entre outras atrações. A aula show promovida pelo Senac lotou o espaço Cozinha Show, onde renomados chefs fizeram apresentações ao longo do evento.

Antes de apresentar o passo a passo para preparar o mousse de chocolate com compota de jambo e pérola de sagu, o instrutor Walaci Sodré falou sobre a história do chocolate e as mudanças ocorridas ao longo dos anos na utilização e consumo do cacau. “Quando os espanhóis chegaram à América, os povos Incas e Maias já consumiam cacau, mas de uma forma diferente da que nós consumimos hoje. É a partir do momento que os espanhóis levam o cacau para Europa, que os franceses começam a adicionar açúcar, leite e leite condensado. Naquele momento ainda não existia o chocolate em barra, ele era consumido líquido. O chocolate em barra só veio com o advento da tecnologia e dos processos industriais” – explicou o instrutor do Senac.

O público que participou da aula show interagiu fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre os ingredientes utilizados na apresentação. Edna Araújo, que assistiu à aula show, elogiou a apresentação. “É sempre bom buscar conhecimento. Como eu sou cozinheira, queria aprender alguma novidade, alguma receita. Aprendi e aprovei” – comentou a participante.

A expositora Izete Costa deixou o seu estande por alguns minutos para acompanhar a apresentação na Cozinha Show. “O que me atraiu para aula show foi a utilização das frutas da nossa região nessa receita. Sou moradora da Ilha do Combu, tenho contato com essas frutas, mas não sabia como elaborar uma receita com elas. Além de uma receita simples, a degustação foi maravilhosa” – disse.

Ao comentar sobre a elaboração do prato, Walaci Sodré destacou que um dos objetivos era aproveitar as frutas da região, valorizando a gastronomia local. “Primeiramente pensamos uma receita em que nós tivéssemos todos os ingredientes à mão. Cupuaçu e bacuri são frutas caras, então por que não usarmos o jambo, que é uma fruta barata, e que dá em várias esquinas? A ideia era poder ensinar uma receita que pudesse ser feita em casa a qualquer momento. Além disso, utilizamos tudo que é próprio da nossa região. A baunilha que é mexicana nós substituímos por cumaru, por exemplo” – explicou. Durante os quatro dias, cerca de 60 mil pessoas visitaram a 4º Feira Internacional de Chocolate e Cacau Amazônia.

Texto: Adriano Abbade

Fotos: Veruscka Brizart

Galeria de imagens