cnc
sesc
senac

CNC revisa projeção de queda nos serviços para -4,1%

Home / Notícias / CNC revisa projeção de queda nos serviços para -4,1%

CNC revisa projeção de queda nos serviços para -4,1%

12/08/2016 10:41:16

O setor de serviços registrou queda de 3,4% no volume de receitas em junho, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada hoje, 11 de agosto, pelo IBGE. A queda, no entanto, foi a menor desde junho do ano passado. Esse resultado menos negativo levou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a revisar a projeção para o faturamento dos serviços em 2016 de -4,5% para -4,1%.

Segundo análise da CNC, o resultado negativo da PMS pode ser, pelo menos parcialmente, atribuído à evolução dos preços que compõem o deflator da pesquisa. Nos 12 meses encerrados em junho, o deflator da PMS acusa variação de +4,0% menor desde março de 2015 (+3,8%).

Para Fabio Bentes, economista da Confederação, apesar da tendência de arrefecimento da recessão vivida pelo setor, os serviços ainda estão longe de um cenário de recuperação. “A lentidão no processo de redução da inflação e a manutenção da atual política monetária contracionista deverão, no entanto, levar o setor ao seu pior desempenho em termos de volume de vendas desde o início da PMS”, afirmou Bentes.

Queda nos serviços administrativos influenciou resultado negativo

Apesar de registrar a maior queda (-7,5%) dentre os cinco grupamentos que compõem a PMS, os serviços prestados às famílias respondem por menos de 10% da receita de todos dos setores pesquisados. Nesse sentido, as maiores contribuições negativas para o indicador geral advieram dos serviços profissionais administrativos e complementares (-5,9%) e dos transportes, serviços auxiliares do transporte e correio (-3,6%). Juntos, esses dois grupos de atividades responderam por dois terços da perda total em relação a junho de 2015.

Fonte: CNC