O Governo do Pará lançou na manhã de hoje (29) no Hangar, o Programa Pará 2030, que consiste em uma série de medidas que poderão orientar a economia paraense nos próximos 15 anos. O lançamento foi acompanhado por autoridades, empresários e lideranças de diversos setores produtivos. O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, acompanhou a apresentação feita pelo governador Simão Jatene, que destacou as ações de incentivos e investimentos e assinou o decreto que cria o programa e o termo de acordo entre 19 secretarias e órgãos da gestão estadual.
Em sua apresentação, Simão Jatene destacou as 17 medidas que compõem o Programa Pará 2030. Segundo o Governador do Pará, no total, serão realizadas 1.400 ações envolvendo as secretarias e órgãos do estado. Uma das propostas do Governo do Pará é o decreto que cria o “Programa Voe Pará”, medida de incentivo à aviação regional, com incentivo à manutenção das linhas aéreas já existentes, como Marabá e criação de outras 13 novas linhas, como Soure e Breves, na Ilha do Marajó.
O presidente da Fecomércio-PA destacou duas medidas que podem impactar positivamente nos setores do comércio e do turismo paraense. Uma delas é o Projeto de Lei do Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, que institui estatuto paraense que permitirá tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às micro e pequenas empresas de pequeno porte do Estado do Pará. Outra medida destacada por Sebastião Campos é a aprovação do Programa Rota Turística do Queijo do Marajó, que consiste em incrementar o fluxo turístico para a região do Marajó a partir de novos roteiros e produtos de turismo gastronômico. A medida pode ser uma opção para aumentar as opções de turismo do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, em 2014, o Pará recebeu cerca de 1,1 milhão de turistas. A escolha de Belém como Cidade Criativa da Gastronomia, feita no ano passado pela UNESCO, pode aumentar e fomentar ainda mais o potencial turístico e gastronômico do Pará.
Texto e Fotos: Adriano Abbade / Com informações Agência Pará