cnc
sesc
senac

Confiança do comércio atinge o maior índice dos últimos 11 meses

Home / Notícias / Confiança do comércio atinge o maior índice dos últimos 11 meses

Confiança do comércio atinge o maior índice dos últimos 11 meses

22/06/2016 11:42:47

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 82,3 pontos em junho – um aumento de 2,1% na comparação com o mês passado, com ajuste sazonal. Apesar de este ser o maior resultado dos últimos 11 meses, o índice apresentou recuo de 4,8% na comparação anual e mantém-se em patamar abaixo da zona de indiferença – de 100 pontos.

“A confiança dos empresários do comércio tem evoluído positivamente nos últimos meses, evidenciando uma estabilidade. Contudo, no curto prazo, ainda seguem ausentes fatores que indiquem a retomada do desempenho positivo do varejo. A demanda está em nível historicamente baixo em função da deterioração do mercado de trabalho e do encarecimento do crédito”, avalia a economista da CNC Izis Ferreira.

O índice que mede as condições correntes alcançou 40,8 pontos, mantendo-se em linha no comparativo mensal (-0,1%) e variação negativa de 15% na comparação anual. Em relação a maio passado, a percepção dos varejistas melhorou em relação à economia (+6%) e, ligeiramente, no que diz respeito ao desempenho do setor (+0,1%). Já em relação ao desempenho da própria empresa, a avaliação piorou, com queda de 2,8%. Para 93,3% dos varejistas, a economia deteriorou-se neste fim de semestre.

Expectativas

O Índice que mede as Expectativas do Empresário do Comércio ficou em 129 pontos, um aumento de 4,3% na comparação mensal e de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Todos os indicadores do índice tiveram alta na comparação mensal, com destaque para economia (+7,7%) e desempenho do comércio (+4,1%). 

Já em relação a junho de 2015, houve aumento de 8,1% na expectativa para a economia e de 1,8% para o desempenho do setor. Na avaliação de 62% dos entrevistados, a economia vai melhorar nos próximos meses. Em maio, esse percentual era de 54,9%.

Investimentos e estoques

O indicativo para as condições de investimento registrou 77,2 pontos, com aumento de 2,3% na comparação mensal e queda de 9,4% em relação a junho de 2015. O resultado deste mês foi influenciado pelo aumento da intenção e contratação de funcionários (+6,3%) e melhora da avaliação do nível de estoques (+0,3%). No entanto, 32,6% dos empresários consideram que os estoques estão acima do adequado.

As intenções de investimento na empresa tiveram redução de 0,3%, na comparação mensal. “O elevado custo na captação de crédito tem influenciado os comerciantes a reduzir seus planos de investir em seus negócios”, aponta Izis. Para 75,2% dos empresários, as intenções de investimento no capital das empresas são menores.

A CNC estima que o volume das vendas do comércio de 2016 tenha uma queda de 4,8% no conceito restrito e de 9,4% no ampliado, que inclui material de construção e os setores de automóveis.

Fonte: CNC