cnc
sesc
senac

Expectativa de vendas para os próximos meses é inferior às registradas em 2015

Home / Notícias / Expectativa de vendas para os próximos meses é inferior às registradas em 2015

Expectativa de vendas para os próximos meses é inferior às registradas em 2015

20/01/2016 09:35:22

A partir da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (CNC/Fecomércio-PA) identificamos a expectativa dos consumidores para os próximos meses. Os resultados das pesquisas disponíveis e os indicadores da conjuntura econômica sinalizam que as vendas do comércio, mesmo com a sazonalidade do carnaval, deverá ser inferior nos próximos meses às vendas realizadas no ano de 2015.

Na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias – ICF (CNC/Fecomércio-PA)  - dados coletados nos últimos dez dias do mês de dezembro - a variação do índice de  Intenção de Consumo foi negativa, sinalizando a intenção de redução no volume do consumo das famílias.

Na pesquisa ICF, 40% informaram que para os próximos meses (subsequentes ao período da coleta, ou seja, em janeiro e fevereiro) pretendiam comprar menos e 19% igual ao que compraram no segundo semestre do ano passado. E para os bens duráveis a tendência é de queda mais significativa, 69% dos consumidores consideram um mau momento para adquirir bens duráveis.  Já na época da pesquisa, 47,6% afirmaram que estavam comprando menos do que haviam comprado no ano anterior. Entretanto, no caso de artigo de educação, a análise deve ser realizada de modo diferenciado. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC (CNC/Fecomércio-PA) o alto nível de endividamento (75,7% endividados ), a inadimplência do consumidor (37,9% com contas atrasadas), tendo ainda 6,6 meses para frente com  parcelas a pagar e já com 30,6% da renda comprometida com dívidas contraídas anteriormente, associados ao  quadro de insegurança quanto a manutenção dos empregos e redução do poder aquisitivo, dada a elevação dos índices de inflação  e redução nos postos de trabalho, são indicadores que  sinalizam as dificuldades das vendas futuras, provocando retração no consumo e impactando negativamente as vendas para os próximos meses.

Lúcia Cristina de Andrade Lisboa

Assessora Econômica Fecomércio-PA

Galeria de imagens