cnc
sesc
senac

Estratégias para superar desafios é tema da 18ª SuperNorte

Home / Notícias / Estratégias para superar desafios é tema da 18ª SuperNorte

Estratégias para superar desafios é tema da 18ª SuperNorte

13/10/2015 14:28:39

Iniciou ontem (13) no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a 18ª edição da feira SuperNorte, considerado o maior evento empresarial da Amazônia. Criada em 1997, a SuperNorte é promovida pela Associação Paraense de Supermercadistas (Aspas) em conjunto com as associações dos estados do Amapá, Roraima, Amazonas e Maranhão e conta com o apoio da Fecomércio-PA. Com o tema “Estratégias Para Superar Desafios”, a edição de 2015 da feira pretende receber 35 mil visitantes e espera realizar R$ 40 milhões em negócios.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades como o governador do Pará, Simão Jatene, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, Márcio Miranda e lideranças empresariais como o anfitrião José Santos de Oliveira, presidente da Aspas, Sebastião Campos, presidente da Fecomércio-PA, Fábio Lúcio Costa, presidente da Associação Comercial do Pará, Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileiras de Supermercados, entre outros.

A 18ª convenção de supermercados e fornecedores da região norte além de apresentar serviços e produtos com expositores de diversas partes do Brasil irá discutir temas relacionados ao varejo, comportamento do consumidor e tendências em gestão empresarial. Durante a cerimônia de abertura, José Santos de Oliveira reconheceu as dificuldades do atual momento econômico do país e enalteceu a realização de mais uma SuperNorte. “Completamos hoje a maioridade desse evento que tanto contribui para o desenvolvimento do setor e da região amazônica. Sabíamos que 2015 seria um ano difícil, por isso pensamos no tema ‘Estratégias para superar desafios’. Esse tema reflete também a nossa crença de que é melhor agir e buscar alternativas do que ficar esperando a situação mudar por si mesma”.

José de Oliveira também falou sobre os impactos do cenário econômico no setor, que notou a alteração no perfil de compras e comentou sobre o aumento substancial no valor da energia. “Estratégias para superar os desafios também passa pela redução de custos. O gasto com energia, por exemplo, dobrou. Se no ano passado ele representava 1% do nosso faturamento, esse ano ele representa mais de 2%. Não podemos viver em um estado com potencial energético como o do Pará e sermos onerados desta maneira” pontuou.

Após a fala de abertura, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Aspas e o Procon-PA, que regulamenta o programa “De olho na validade”. O programa é uma ação educativa que tem o objetivo de criar nos consumidores o hábito de conferir o prazo de validade dos produtos. Caso o produto esteja com o prazo de validade vencido, o consumidor deve ser compensado com outro produto igual ou similar, dentro do prazo de validade.

O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, parabenizou a realização de mais uma SuperNorte e elogiou as inovações do setor supermercadista. “A cada feira nós notamos o sucesso de público e expositores. Mesmo diante das dificuldades e desafios, percebemos que esse segmento vem se preparando, se qualificando mais para oferecer produtos e serviços e qualidade para nós consumidores. Além disso, gostaria de parabenizar o senhor José de Oliveira por estar à frente da Associação Paraense de Supermercados, responsável pela realização da feira”. A programação da SuperNorte 2015 conta ainda com diversas palestras e segue até a próxima quarta-feira (14).

Texto: Adriano Abbade

Fotos: Thiago de Paula

Galeria de imagens