A Polícia Militar, o Sindicato do Comércio Varejista de Belém (Sindilojas) e a Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio) lançaram ontem a “Cartilha Cidadã – Rede de Segurança do Comércio”, um instrumento de prevenção ao crime que será distribuído a mais de 5 mil comerciantes da Região Metropolitana de Belém.
A publicação integra a estratégia do sistema “Rede Segurança do Estado”, que pretende agrupar comerciantes, clientes, sociedade, taxistas, mototaxistas e vendedores ambulantes em torno de um projeto de segurança e prevenção com a utilização de mecanismos e medidas preventivas que coíbam a ação dos bandidos. A Polícia Civil e algumas secretarias municipais também estão envolvidas nesse processo. Aproximadamente 100 mil pessoas transitam diariamente no centro comercial de Belém, o que facilita a ação de bandidos, número que tende a aumentar na quadra nazarena e nas festas de final de ano.
A cartilha, que foi elaborada pela PM, explica medidas e procedimentos que o comerciante deve tomar a fim de evitar ou dificultar a ação de criminosos: lojas com câmeras de segurança estrategicamente instaladas, iluminação adequada, vitrines claras em que o policial possa enxergar o interior da loja, sistema de alarme, prateleiras até um metro e meio de altura para facilitar a visão, caixas registradoras preferencialmente nas paredes laterais e fora da vista do cliente, espelhos convexos, esteiras metálicas protegendo os vidros da frente e tantas outras medidas que possam coibir a ação de marginais.
A administração pública também tem papel importante nesse processo, devendo manter a boa iluminação das vias públicas, recolher o lixo, cuidar bem das praças e outros espaços públicos e fazer o controle do trabalho informal.
Durante o lançamento da cartilha, ontem de manhã, na sede do Sindilojas, os presidentes do sindicato, Jorge Colares, e da Fecomércio, Sebastião Campos, destacaram que essa parceria é da maior importância para a atividade comercial, principalmente para os pequenos e médios proprietários, que não contam com aparato de segurança sofisticado como nos grandes magazines que têm pessoal qualificado, equipamentos eletrônicos e sistema de câmeras em todos os departamentos.
Os coronéis PM Ronald de Souza e Dilson Junior, que representavam o Comando Geral da Polícia Militar, descreveram o trabalho desenvolvido nas áreas comerciais com a presença dos militares em rondas de bicicletas, em viaturas, patrulhamentos e em postos fixos, prevenindo e combatendo a criminalidade.
Com a realização dos festejos do Círio de Nazaré e depois a chegada do Natal, a Polícia Militar deverá ampliar o seu contingente nas ruas comerciais e incluir os distritos de Icoaraci e Outeiro no projeto “Vigilância Alerta”. Os moradores de bairros como Campina, Nazaré e Cidade Velha também deverão somar esforços no sentido de prevenir e contribuir para a diminuição da criminalidade e o aumento da segurança nas ruas.
“Mais do que aumentar efetivo e viaturas, a participação popular tem papel preponderante no processo contra a criminalidade “, destacou o capitão Sullivan, que comanda o policiamento no centro comercial.
Fonte: ORM News