Belém recebeu na última sexta-feira (25) o XXII Fórum da Amazônia Legal, evento que reúne presidentes, superintendentes das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, diretores Regionais do Sesc e Senac da Amazônia Legal. Nessa edição, além dos estados que compõem a Amazônia Legal, Mato Grosso e Piauí, estiveram presentes os presidentes da Fecomércio-RN, Marcelo Fernandes Queiroz e da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt da Silva.
O objetivo do Fórum é traçar novos rumos e fomentar a economia e o comércio da região da Amazônia Legal, incluindo o Piauí e Mato Grosso do Sul, além de promover a troca de experiências com o intuito de gerar o crescimento e avanço contínuo das Federações que constituem o Fórum. Fortalecer as entidades junto à CNC e promover uma maior aproximação das instituições, no sentido de adequar suas formas de atuação, facilitando intercâmbios e parcerias são outros objetivos almejados com a realização do Fórum.
Durante a cerimônia de abertura, o anfitrião Sebastião Campos, presidente da Fecomércio-PA, saudou os participantes desejando boas-vindas aos presidentes, superintendentes e diretores das entidades e falou sobre a expectativa do encontro. “Esse evento é mais uma demonstração de força e união das entidades que compõem a Amazônia Legal. É uma enorme satisfação receber todos vocês nessa ocasião. Espero que esse Fórum consiga cumprir com seu objetivo e que nós consigamos fortalecer o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio / Sesc / Senac”, garantiu Sebastião Campos.
O presidente da Fecomércio-AM, da Ordem do Mérito Comercial do Amazonas e presidente de honra do Fórum da Amazônia Legal, José Roberto Tadros, falou em nome dos demais presidentes. “Quero saudar o presidente Sebastião Campos que, além de anfitrião do XXII Fórum Amazônia Legal, é o único presidente da região Norte com uma capital prestes a completar 400 anos. Esse Fórum também é parte da homenagem que nós da Amazônia Legal prestamos à metrópole da Amazônia, Belém do Pará, que em breve completa 400 anos” afirmou José Tadros.
Programação
Após a cerimônia de abertura, foi dado início às reuniões em quatro grupos de trabalho com presidentes e superintendentes das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e diretores regionais do Sesc e Senac. Depois do intervalo para almoço, os trabalhos retornaram pela tarde e foram finalizados no início da noite, momento em que aconteceu o encerramento das discussões e a assinatura das atas com os assuntos debatidos por cada grupo, seguido das apresentações dos relatórios. Ao final, um jantar foi oferecido para os participantes do Fórum no Sesc Boulevard, com apresentações de dança e shows de carimbó.
Estados Participantes
Estiveram presentes no encontro anfitrião Sebastião Campos (Fecomércio-PA), o presidente de honra do Fórum Amazônia Legal, José Roberto Tadros (Fecomércio-AM), os presidentes convidados Luiz Gastão Silva (Fecomércio-CE) e Marcelo Fernandes (Fecomércio-RN) e os demais presidentes que compõe a Amazônia Legal, Antônio Airton Dias (Fecomércio-RR), Raniery Coelho (Fecomércio-RO), Valdeci Cavalcanti (Fecomércio-PI), Leandro Teixeira (Fecomércio-AC), Itelvino Pisoni (Fecomércio-TO), Eliezir Viterbino (Fecomércio-AP) e o vice presidente da Fecomércio-MA, Marcelino Araújo.
Texto: Adriano Abbade
Fotos: Thiago de Paula