Com o objetivo de apresentar as novidades do ramo da construção civil no país, iniciou ontem (09), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a 6ª edição da Feira Norte de Materiais de Construção (Fenormac). O evento promovido pelo Sindicato do Comércio de Materiais de Construção e Similares de Belém e Ananindeua (Sindmaco) é considerado a terceira maior feira do setor no Brasil e comemora 10 anos em 2015.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, empresários, representantes de entidades patronais e público em geral. O presidente do Sindmaco, Salim Bouez Pinheiro, fez uma saudação de abertura e falou sobre os atuais desafios do sindicato. “Temos o compromisso de buscar melhorias para o setor, que tem significativa participação na geração de emprego, renda e no desenvolvimento local”. O empresário Farid Massoud, ex presidente do Sindmaco e um dos idealizadores da feira, falou sobre a finalidade do evento e o potencial do comércio de materiais de construção no estado do Pará. “Quando a feira foi criada, há 10 anos, uma de suas finalidades era poder atrair e congregar todos os empresários da região Norte. É importante que o Governo do Estado crie condições favoráveis para o maior crescimento do setor”, defendeu Farid.
De acordo com o presidente do Sindmaco, Salim Bouez Pinheiro, a expectativa é receber de 30 a 40 mil visitantes e gerar R$ 22 milhões em negócios. “Pela grandiosidade e qualidade da feira, a expectativa é que seja gerado um bom volume em negócios. Além disso, a feira apresenta novidades, principalmente voltada para a economia de energia, com vários modelos de lâmpadas Led, por exemplo”.
Uma das novidades dessa edição é a realização paralela do 5º Encontro de Comerciantes de Material de Construção do Norte (Ecomac) e o 1º Encontro de Representantes Comerciais do Norte (Erecom). O presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Pará (Sirecom-PA), Francisco Omar Fernandes, falou sobre feira e sobre o primeiro encontro de representantes comerciais do norte. “Acho que a Fenormac é uma injeção de ânimo tanto para os empresários, lojistas, quanto para os consumidores. Precisamos esquecer a crise e inovar, criar condições favoráveis para superar os obstáculos que estão colocados. No que diz respeito ao Erecom, o objetivo principal é permitir uma aproximação maior entre os representantes comerciais da nossa região”.
O presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, elogiou a abertura da feira e comentou sobre o apoio recebido do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki. “A presença do secretário Adnan Demachki e a garantia de apoio para o setor de materiais de construção é extremamente importante. A feira demonstra que mesmo com dificuldades e desafios, nós sempre encontramos uma solução, uma saída. Isso representa a força do empreendedor do Norte, principalmente do estado do Pará”, afirmou o presidente Sebastião Campos. A feira acontece até sábado (12).
Texto: Adriano Abbade
Fotos: Thiago de Paula