cnc
sesc
senac

Fecomércio-PA participa do lançamento do Pacto pela Produção e Emprego

Home / Notícias / Fecomércio-PA participa do lançamento do Pacto pela Produção e Emprego

Fecomércio-PA participa do lançamento do Pacto pela Produção e Emprego

26/08/2015 00:00:00

O Governo do Pará lançou na tarde de ontem (25), o Pacto Pela Produção e Emprego, que conta com uma série de medidas para estimular a economia do estado e garantir a manutenção dos empregos. Participaram do lançamento autoridades, empresários, representantes do setor produtivo e laboral, além do presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos e do diretor sindical, Herivelto Bastos.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachcki, o Pacto Pela Produção e Emprego envolve mais de 30 medidas para enfrentar as adversidades do atual cenário econômico no estado do Pará. “A crise nacional tem reflexos em todos os estados e aqui tomamos a iniciativa de responder isso. O Governo do Estado está lançando esse pacto, concedendo incentivos e estímulos à economia e o setor produtivo fará um esforço permanente para orientar as empresas e seus associados a manter o nível de empregos no Pará. Espera-se que as empresas possam manter os postos de trabalho e juntos, possamos evitar os efeitos mais drásticos desta crise perversa'', frisou o secretário.

Entre os principais eixos do Pacto Pela Produção e Emprego estão as desonerações com isenção de ICMS no frete de balsas nas hidrovias do Tocantins e do Capim, para o transporte de soja da região sudeste até Barcarena, o parcelamento de dívidas de empresários em débito com o Fisco Estadual, a regularização de imóveis rurais com desmatamento ilegal até julho de 2008, a simplificação de licenciamento, a qualificação profissional, os incentivos para indústria, entre outros.

Para o governado do Pará, Simão Jatene, a adesão de empresários e trabalhadores ao Pacto Pela Produção e Emprego representa um avanço positivo. “Na hora que você vê os trabalhadores, as representações sindicais, empresários e o governo pautando medidas que simplificam a implantação de empresas, garantem reduções fiscais, sem abrir mão do equilíbrio das contas públicas, isso tem um imenso significado no próprio gesto. São todos de alguma forma dizendo: ‘nós estamos dispostos a avançar”, afirmou o governador Simão Jatene.

Para o presidente da Fecomércio-PA, o principal objetivo do programa é enfrentar os efeitos da crise econômica. “Considero o Pacto Pela Produção e Emprego uma ação importante do Governo do Estado do Pará, pois vai permitir a manutenção de emprego e renda na sociedade paraense. O estado do Pará não enfrentou a crise logo no início em função de algumas peculiaridades, porém se nós não nos unirmos, podemos acabar enfrentando situações mais adversas. Esperamos que a ação do poder público, somando esforços junto às classes empresariais e laborais, possa ser traduzida no fortalecimento de interesses mútuos com o objetivo fundamental de fazer com que cada parte dê a sua parcela de contribuição e fazer com que o estado do Pará não sofra ainda mais as conseqüências dessa crise que está dificultando toda nossa atividade econômica”, concluiu.

Texto: Adriano Abbade / Com informações Agência Pará

Fotos: Adriano Abbade