cnc
sesc
senac

Fórum discute com prefeito a revitalização do comércio

Home / Notícias / Fórum discute com prefeito a revitalização do comércio

Fórum discute com prefeito a revitalização do comércio

21/08/2015 00:00:00

A revitalização do centro comercial de Belém será o assunto principal em uma reunião marcada às 16 horas de hoje, na Prefeitura de Belém, entre o prefeito Zenaldo Coutinho e representantes de empresários paraenses, congregados no Fórum das Entidades Representativas para apresentar ao gestor projeto de reordenamento do bairro do Comércio. A iniciativa visa liberar vias públicas, realocar os camelôs, revitalizar os prédios históricos, reformar calçadas, criar atrativos como praças e espaços culturais.

Presidente da comissão que se reunirá com o prefeito, Fábio Lúcio Costa, da Associação Comercial do Pará (ACP), explica que essa reunião será necessária para alinhar os planos da Prefeitura e dos empresários. “As entidades estão muito ávidas para conversar com a prefeitura e entender os projetos que estão desenhados para o centro de Belém. Tive uma conversa com o prefeito, e a prefeitura já tem projetos desenhados. A gente quer alinhar isso, dar as mãos, para que possamos tentar juntos esse desafio de revitalizar o centro de Belém”, explicou.

No projeto inicial das entidades, as primeiras vias que passariam pela revitalização seriam as ruas Conselheiro João Alfredo, Santo Antônio e a praça das Mercês. “Não sei se vamos delimitar uma área ou iremos ampliando. Precisamos dar as mãos, todos concordam que se precisa dar um jeito no centro de Belém”, relatou. O fórum pretende, nas próximas reuniões, discutir com o Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. “É importante que a sociedade abrace a causa, o centro é nosso, da sociedade”, disse.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Álvaro Cordoval, o comércio tem muita perspectiva de crescimento se os planos se confirmarem. “O centro comercial merece ser ajudado. Ele é forte, pujante e acima de tudo muito resistente”, destacou. “Será o belíssimo centro comercial que tivemos em Belém. Era o nosso shopping a céu aberto, onde a juventude de Belém gostava de ir comprar e passear, onde os homens de negócio trocavam ideias”, complementou. A revitalização do Centro seria integrada aos festejos de 400 anos de Belém.

Um dos parceiros no projeto é o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), que já apoia a revitalização das áreas comerciais dos municípios de São Miguel do Guamá e Capanema. A entidade ajudará na metodologia de gestão dos projetos de organização dos atores sociais envolvidos, segurança, mobilidade urbana, projeto arquitetônico. “Podemos atuar de maneira intensiva com os empresários. A transformação pode trazer melhorias para os clientes; o empresário precisa se preparar para ter um produto para esse ambiente, uma nova gestão e também um layout para o centro”, destacou.

PARTICIPAÇÃO

Além da ACP e CDP também participam do Fórum das Entidades Representativas a Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA),  Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Pará (FCDL), Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Casa Igreja Pato (CIP), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Associação dos Supermercados  do Estado do Pará (Aspas).

Fonte: ORM News

Fotos: Adriano Abbade