Com a presença de empresários, dirigentes e autoridades, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, promoveu na última quarta-feira (12), no Sesc Boulevard, a entrega dos certificados de filiação aos 11 novos sindicatos. Durante a solenidade, diretores, conselheiros e o presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, convidaram para subir ao palco os presidentes e representantes dos sindicatos que receberam a outorga de filiação. O evento histórico para a Fecomércio-PA marca o novo momento em que a entidade passa a contar com 24 sindicatos filiados à sua base, integrando os sindicatos patronais do comércio e fortalecendo a interiorização da Federação, que representa um dos principais setores da economia paraense, o comércio de bens, serviços e turismo.
O presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado o Pará (Sirecom-PA), Francisco Omar Fernandes, fez uma breve saudação de boas vindas aos novos sindicatos e falou sobre o objetivo de criar novas entidades patronais do comércio de bens, serviços e turismo no interior do estado. “A partir de agora, com a entrada dos novos sindicatos, esperamos que a Federação possa contribuir para o crescimento dos sindicatos patronais do interior do Pará. Sindicatos dos municípios de Redenção, Santarém, Altamira, Ananindeua, Capanema, Rondon do Pará e outros, são importantes sindicatos que vem somar suas forças com a Federação. Além disso, estamos trabalhando para filiação de mais 10 ou 15 novos sindicatos. Nesse sentido, gostaria de destacar o trabalho do nosso diretor sindical, Herivelto Bastos, que está ajudando na criação de novos sindicatos patronais pelo interior do estado”.
Sebastião Campos, presidente da Fecomércio-PA fez a primeira entrega do certificado de filiação para a presidente do Sindicato do Comércio de Peças, Pneus e Acessórios para Veículos Rodoviários dos Municípios de Belém e Ananindeua (Sicompeças), Terezinha de Oliveira Costa. Posteriormente, diretores da Fecomércio-PA fizeram a entrega para os demais presidentes.
Um dos momentos importantes da noite foi o anúncio do retorno do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes e Derivados de Belém (Sindcarnes), que após 12 anos afastado da Fecomércio-PA, volta a fazer parte da entidade. O diretor sindical da Fecomércio-PA, Herivelto Bastos, convidou ao palco o presidente do Sindcarnes, Paulírio Geraldo Ferreira de Araújo. “Para nós, é uma enorme satisfação, após anos afastado, ver o retorno do Sindcarnes à Federação”, afirmou Herivelto. Fundado em 1965, o Sindcarnes foi o terceiro sindicato a filiar-se à Fecomércio-PA. “Primeiramente eu gostaria de desejar boas vindas aos colegas dos novos sindicatos que chegam agora nesta casa. Quero agradecer o presidente Sebastião Campos, o diretor Herivelto Bastos e todos que de alguma maneira se empenharam nesse projeto de retorno à Fecomércio-PA”, garantiu o presidente do Sindcarnes.
Osvaldo Pimenta Cabral Filho, presidente do Sindicato dos Comerciantes de Paragominas (Sincopar), um dos sindicatos filiados, falou sobre expectativa de fazer parte da atual gestão da Federação. “Acredito que a partir de agora, com essa nova gestão na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, com essa nova visão do presidente Sebastião Campos e sua diretoria, não somente o sindicato que eu represento e minha região será beneficiada, mas sim todo o estado do Pará. A visão da atual gestão da Fecomércio-PA é uma visão coletiva, que busca atingir a atividade fim da entidade e não privilegiar interesses próprios ou interesses de terceiros”.
Para encerrar a solenidade, Sebastião Campos conclamou a união dos sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo para continuarem juntos e enfrentar as adversidades da economia atual. “A entrada de 11 novos sindicatos além de tonificar a representação do setor terciário no Pará, promove também a modernização da Fecomércio-PA, que passa a contar com 24 sindicatos filiados em sua base. Nesse momento em que a economia do país encontra-se estagnada, a chegada desses sindicatos significa um maior protagonismo dos setores patronais do comércio, que precisam estar unidos para inovar e pleitear melhorias para a categoria”, concluiu o presidente da Fecomércio-PA. Após os pronunciamentos, um coquetel foi oferecido aos presentes.
Texto e Fotos: Adriano Abbade
Cecom Fecomércio-PA