O ano de 2015 tem sido um ano difícil para economia brasileira. Compreendemos que há uma crise preocupante na economia, com reflexos para todos os estados. Dados apresentados pela Fecomércio-PA / CNC, indicam uma queda na intenção de consumo das famílias de quase 5%, bem como aumento da inadimplência. Outros dados apontam que o volume de vendas do comércio varejista no acumulado do ano de 2015, decresceu -1,5% em relação ao ano passado, na média do Brasil e 1% no caso do Pará (PMC/ IBGE), além da alta da inflação. Nesta conjuntura, a soma de todos esses fatores tem grandes impactos sobre os empregos.
O comércio varejista no Pará assim como no Brasil, por força das dificuldades da conjuntura econômica, tem realizado demissões. No período de janeiro a maio foram reduzidos quase 11 mil empregos formais no Pará e no comércio varejista, foram desligados dois mil e duzentos empregados com carteira assinada (dados do Ministério do Trabalho). Esses números são reflexos das dificuldades pela qual estão passando empregadores e empregados. Em momentos de crise, novas alternativas devem ser implementadas. Para o empresário, a intenção é de não demitir, mas a quedas nas vendas, os altos tributos, a inflação, enfim, esse cenário da conjuntura econômica tem causado redução nos postos de trabalho formal.
De acordo com Sebastião Campos, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), a principal justificativa para as demissões é a expectativa de recessão na economia brasileira, a partir das políticas econômicas adotadas pelo governo federal. “O programa de ajuste fiscal do governo vem criando um sistema recessivo na economia. A própria mudança nas taxas de juros, com o aumento da taxa Selic, é um fator preponderante. Somado a isso, temos a desaceleração na economia de países que têm fortes relações comerciais com o Brasil, como é o caso da China e dos Estados Unidos, gerando a redução nas exportações do país”, avalia.
Cecom Fecomércio-PA
Pesquisa: Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica Fecomércio-PA