A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), realizou no último sábado (16) no Hotel Gold Mar, o planejamento estratégico da entidade, que pretende orientar as ações da atual gestão. O Planejamento Estratégico foi coordenado pela assessora econômica da Fecomércio-PA e multiplicadora do Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) Lúcia Cristina Lisboa e pelo consultor da Gerência de Programas Externos (GPE) da CNC, Leonardo Fonseca. O planejamento que começou pela manhã e terminou no fim da tarde teve a participação do presidente da Fecomércio-PA, do superintendente da entidade, dos presidentes de sindicatos filiados e funcionários da Fecomércio-PA.
Com o tema “Busca do Futuro”, o Planejamento Estratégico discutiu temas como a missão da entidade, a visão de futuro da organização, os objetivos estratégicos, as bandeiras prioritárias, os princípios e valores, as metas e os indicadores de acompanhamento e avaliação. Segundo a multiplicadora do Segs, Lúcia Cristina Lisboa o objetivo do planejamento é promover um processo abrangente que visa definir o que a organização deverá tornar-se e de que maneira melhor realizar esse objetivo. “Essa ferramenta avalia todo o potencial da organização e associa claramente seus objetivos às estratégias e aos recursos necessários para se atingir as metas”.
Para o consultor da CNC e facilitador do Planejamento Estratégico, Leonardo Fonseca, a ferramenta é fundamental, pois consegue explorar todo o potencial da organização e traçar planos para o futuro. “É importante que a entidade perceba o planejamento estratégico como essa ferramenta que vai ajudar a guiar os passos da entidade. Aqui o que está em jogo é o desejo da diretoria e dos funcionários para construir uma nova Federação. E o que isso pode trazer de bons resultados? Melhorias. Se nós resolvemos sentar e refletir sobre o futuro e correr atrás desse futuro, nós conquistamos os objetivos. Depois que esses objetivos forem colocados no papel é preciso estruturá-los e correr atrás de sua concretização”.
Leonardo também ressaltou a necessidade do envolvimento não apenas da diretoria da Federação, mas de todos os funcionários da entidade para alcançar as metas do planejamento. “É preciso que o corpo executivo e as pessoas se envolvam com esses objetivos do planejamento para que eles não acabem sendo engavetados”, enfatizou. Entre outros pontos, o facilitador explicou de que maneira é feita a mensuração dos objetivos e das metas a serem alcançadas. “Todo o objetivo se resume a seguinte questão: a onde nós queremos chegar? Desse modo, nossa técnica se baseia em números. Por exemplo: queremos aumentar a receita da entidade, mas em quanto? Queremos aumentar o número de sindicatos filiados, mas quantos? Pra tudo é preciso estabelecer números. Depois de construir os objetivos nós vamos estabelecer metas e essas metas precisam ser quantificadas. Se queremos arrecadar mais, é um valor. Se queremos ser melhor, é índice de qualidade. Se queremos mais sindicatos filiados, é um número”.
Herivelto Bastos, assessor sindical da Fecomércio-PA comentou sobre o planejamento no fim da atividade. “Eu acho que esse planejamento está dentro da nossa expectativa. Para gerenciar uma entidade como a Federação do Comércio é necessário realizar o Planejamento Estratégico. Esse planejamento é uma ferramenta que vai nos ajudar a gerir a Fecomércio-PA. Estão presentes aqui participando dessa atividade, conselheiros, diretores e funcionários da Federação”. Perguntado sobre a maneira de efetivar as metas do planejamento, o assessor sindical resumiu de maneira objetiva. “É preciso colocar em prática toda essa discussão feita aqui. Temos que focar naquilo que foi decido nesse espaço”, concluiu.
Texto: Adriano Abbade
Fotos: Jorge Soares
Cecom Fecomércio-PA