cnc
sesc
senac

Sindicatos filiados à Fecomércio-PA participam do 31º CNSP 2015

Home / Notícias / Sindicatos filiados à Fecomércio-PA participam do 31º CNSP 2015

Sindicatos filiados à Fecomércio-PA participam do 31º CNSP 2015

27/04/2015 00:00:00

Sindicatos patronais de vários estados do Brasil estiveram presentes entre os dias 15 a 17 de abril, no 31º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSP 2015), em Maceió (AL). O congresso foi uma realização do Sindilojas Arapiraca e contou com o apoio da CNC, Fecomércio-AL e Sebrae Alagoas. Com o tema “Guerreiros a serviço do desenvolvimento”, empresários, dirigentes executivos, assessorias jurídicas e profissionais do setor terciário estiveram reunidos durante três dias com o objetivo de promover discussões referentes aos interesses do desenvolvimento do comércio e do sindicalismo patronal brasileiro.

Uma das palestras do congresso abordou o tema “Perspectivas para o Comércio”, ministrada pelo economista Samy Dana. O economista destacou alguns dados que apontam a dificuldade da economia brasileira atualmente e justificou os motivos pelos quais o Brasil cresce pouco e em menor escala que outros países. Ao falar sobre o Índice de Competitividade Global, Dana mostrou que o Brasil ainda ocupa o 57º lugar, ficando atrás de países como Chile, China e África do Sul. Entre os principais problemas que contribuem para que o Brasil ocupe a 57ª posição do Índice de Competitividade Global, empresários apontaram a infraestrutura, o ambiente macroeconômico, as instituições, a saúde e educação primária. Segundo o economista, outro fator que interfere diretamente no crescimento econômico do país é a alta carga tributária. “Dos doze meses do ano, o brasileiro trabalha em média cinco meses para pagar impostos, ou seja, 150 dias são para o governo. Quando se compara com outros países, o México, dois meses e meio, assim como o Chile. O Brasil só perde para Noruega, Bélgica, Itália e França”.

Para o superintendente da Fecomércio-PA, Walmyr Santos, a avaliação do CNSP 2015 foi positiva. “Um evento proveitoso e muito concorrido, com cerca de 900 participantes debatendo diversos temas como a terceirização e as relações trabalhistas, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical, a economia e, ao final do congresso, a fim de demonstrar a coesão do sistema, um ato cívico na praia de Maceió com a participação de empresários e dirigentes de todo o Brasil”, destacou. Walmyr Santos também acredita que o sindicalismo patronal brasileiro se fortalece com esse tipo de evento. “Não há meio mais eficaz de se produzir melhorias sem discussão presencial de assuntos importantes que são debatidos em um congresso como esse. A força do conjunto é o que move e incentiva cada congressista. A cada edição um documento é elaborado e apresentado aos poderes legislativo e executivo, um ponto forte do congresso que expressa a voz de todos que fazem o sistema sindical patronal brasileiro. O Segs, sistema de excelência em gestão com sua nova formatação também mereceu destaque, além das temáticas desenvolvidas nas reuniões de executivos e jurídicos”. Ao final do congresso, dois manifestos foram divulgados e dirigidos para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Nos manifestos, líderes sindicais e empresários do comércio manifestaram o apoio ao Projeto de Lei 4.330/2004 e o repúdio aos atos de corrupção que atingem o Estado brasileiro.

 A Fecomércio-PA esteve representada no congresso pelo presidente Sebastião de Oliveira Campos, o superintendente Walmyr Santos, o diretor sindical Herivelton Bastos e os presidentes de sindicatos patronais filiados à Fecomércio-PA, como o presidente e vice presidente do Sindicato do Comércio de Marabá, Félix Gonçalves de Miranda e Raimundo Costa Neto, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Pará, Joaquim Tadeu Pereira, o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais no Estado do Pará, Francisco Omar Fernandes, o presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Santarém, Salustiano Figueira Castro, o presidente do Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Belém, José Ferreira Lemos, o presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Belém, Jesus Roger Vasconcelos, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e de Frutas e de Verduras, Flores e Plantas de Belém, Maria de Nazaré Ferreira, o vice presidente do Sindicato Atacadista de Gêneros Alimentícios, Felipe Chamma, o Secretário Executivo do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção e Similares de Belém e Ananindeua, Raphael Pacheco e o presidente do Sindilojas Belém, Jorge Colares.

Texto: Adriano Abbade / CECOM Fecomércio-PA