cnc
sesc
senac

XVI Encontro de Multiplicadores do Segs apresenta inovações

Home / Notícias / XVI Encontro de Multiplicadores do Segs apresenta inovações

XVI Encontro de Multiplicadores do Segs apresenta inovações

27/04/2015 00:00:00

A Fecomércio-PA esteve presente no XVI Encontro de Multiplicadores do Segs, realizado no dia 14 de abril em Maceió (AL). O encontro antecedeu 31º CNSP e discutiu as mudanças e inovações do Segs, posteriormente apresentadas no Congresso Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A assessora econômica da Fecomércio-PA e multiplicadora do Segs, Lúcia Cristina Lisboa acredita que a nova metodologia permite a aplicação diferenciada para os sindicatos, em conformidade com as especificidades da gestão, além da definição de metas e indicadores com foco em resultados, que irão contribuir para melhorar  a participação dos mesmos. Segundo a assessora, os dados servirão de instrumentos que possibilitarão aos presidentes e diretores visualizarem melhor o que está evoluindo e os critérios nos quais cada sindicato precisa desenvolver projetos de melhorias para seu crescimento e fortalecimento.

Além dos critérios já estudados como Representatividade, Clientes, Informações, Conhecimento, Estratégias e Planos, destacam-se as modificações significativas nos critérios de Lideranças, Processos, Pessoas, Sociedade, Indicadores e Resultados. Entre as novidades, o Sistema de Excelência em Gestão Sindical destaca três pontos importantes para os sindicatos: a simplificação da metodologia, que tem o objetivo de facilitar o trabalho dos sindicatos dentro do programa; a mudança de foco do Segs, com atuação voltada para a busca de resultados e a mudança operacional, que visa a implantação de um sistema que interligue todas as entidades e permita que as avaliações sejam feitas pela internet. De acordo com Lúcia Cristina Lisboa, a metodologia do Segs está baseada no Programa Nacional da Qualidade da FNQ e pode contribuir com a gestão dos sindicatos. “Com as novas modificações está mais fácil de ser implantado, dado que serão aplicadas metodologias diferenciadas em conformidade com o modelo mais adequado a ser escolhido pelo próprio sindicato. Os resultados e alcance das metas serão mais fáceis de serem identificados, dependendo da efetiva participação e implantação das práticas e projetos de melhoria”.

Os prazos dos trabalhos a serem desenvolvidos, vão de 20 de abril a 29 de maio, com Turmas de Capacitação de Avaliadores EAD e Autoavaliação Assistida. Até 26 de junho serão feitas as entregas das Avaliações de Consenso e no período de junho a outubro, o estabelecimento de metas e ajustes nos indicadores. De julho a dezembro devem iniciar Treinamento e Consultoria bem como uma Pesquisa de Imagem.

As capacitações abordarão as seguintes temáticas: Clientes (Produtos e Serviços Essenciais, Planos de Negócios, Gestão do Quadro Associativo); Comunicação e Marketing (Gestão de Clientes); Representação (Defesa dos Interesses, Aperfeiçoamento de Dirigentes Sindicais, Arrecadação Sindical, Técnicas de Negociação); Estratégia (Análise de Ambientes, Planejamento Estratégico, Definição de Metas, Monitoramento de Indicadores, Implantação e Projetos); Liderança (Sensibilização de Lideranças, Formação de Líderes Gerenciais, Desenvolvimento de Equipes); Processos (Programas 5S, Mapeamento de Processos, MASP e Benchmarking). Os sindicatos receberão comunicados para indicação dos respectivos representantes que realizarão a autoavaliação e demais atividades do Segs.

Inovações do Segs são apresentadas no 31º CNSP

O lançamento do Ciclo 2015 do Segs foi feito pelo gerente de Programas Externos da CNC, Rodrigo Wepster, durante o 31º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Para o gerente de Programas Externos da CNC, o Ciclo 2015 permite que “a atuação focada em resultados dará aos presidentes dos sindicatos argumentos sobre o desempenho da entidade, apresentando números sobre o associativismo, a autosustentação e a imagem do sindicato, entre outras informações relevantes”, explica Wepster.

As inovações apresentadas no Novo Segs têm como objetivo simplificar o programa e privilegiar os resultados, atendendo diretamente aos interesses das lideranças sindicais do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio). De acordo com Alexandre Santos, assessor de Programas Externos da CNC, o novo ciclo apresenta duas principais inovações: um Painel de Indicadores que irá permitir aos dirigentes sindicais avaliar de maneira mais fácil e efetiva os seus resultados, privilegiando um melhor desempenho e o modelo Construindo a Excelência, que vai permitir que as entidades avaliem seu nível de gestão de forma mais objetiva.

Entre os indicadores definidos para privilegiar o foco em resultados, as entidades devem monitorar especialmente o associativismo, a autosustentação, a adimplência de contribuição sindical, as ações de representação e a imagem institucional da entidade.

Sobre o Segs

O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações Estaduais do Comércio e de seus sindicatos filiados, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). O objetivo do Segs é permitir às entidades sindicais identificar o grau de desenvolvimento da sua gestão nos quesitos associativismo, representatividade, estrutura diretiva, gestão financeira e produtos e serviços oferecidos. Além disso, o programa visa capacitar seus líderes em práticas gerenciais de reconhecida excelência, que possibilitem incrementar a atuação dos sindicatos e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Texto: Adriano Abbade 

Foto: Jorge Soares

Cecom Fecomércio-PA