O presidente substituto do Banco Central (BC), Anthero Meirelles, disse ontem ao abrir ontem a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef), em Brasília, que a educação financeira é pilar fundamental de inclusão e elemento para a estabilidade do sistema financeiro e da economia como um todo.
Segundo Meirelles, que responde como diretor de Fiscalização e Regulação do BC, a autoridade monetária trabalha para que o cidadão conheça seus direitos e possa tomar as decisões de forma mais clara e consciente.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também participa da 2ª Enef, que se estende até a próxima sexta-feira, dia 13, com ações em todo o país. Em seu segundo ano, o evento organizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) já supera em 57,5% as ações realizadas em 2014, contando com mais de 400 atividades de educação financeira.
Para o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, a educação financeira é fundamental para a formação da poupança. “Sem formar poupança, sem formar reservas financeiras, a pessoa não pode se tornar um investidor”, afirmou, acrescentando que a dificuldade de poupar tem sido recorrente no Brasil, que tem uma das menores taxas domésticas de poupança da América Latina.
No âmbito do Enef, a CVM organiza 36 eventos presenciais agendados em nove estados. Segundo o superintendente, a autarquia quer atingir pessoas que ainda não investem, mas têm potencial de investimento.
“Temos como foco nesse ano alcançar a nova classe média, que reside nos grandes centros urbanos, nas cidades médias e na periferia. Essa parcela da população tem acesso a bens de consumo de maior valor, mas não está agindo com equilíbrio entre consumo e poupança”, explica.
A autarquia pretende lançar até o final do ano um projeto específico para a educação financeira, que será testado em uma favela pacificada do Rio de Janeiro.
Na semana Enef, a principal inovação apresentada pela autarquia é o lançamento do aplicativo CVM Jogos, voltado a jovens entre 16 e 18 anos. O evento acontece amanhã, na sede da autarquia, sediada no Rio de Janeiro.
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), outra entidade membro do Conef, promove em Porto Alegre na próxima quinta-feira, dia 12, o 3º Seminário Direitos & Deveres do Consumidor de Seguros. A programação do evento reúne os principais nomes da área de Defesa do Consumidor do país.
Fonte: Brasil Econômico