Inauguração Núcleo de Educação Profissional do SENAC em Paragominas

Home / Notícias / Inauguração Núcleo de Educação Profissional do SENAC em Paragominas

Inauguração Núcleo de Educação Profissional do SENAC em Paragominas

31/10/2023 16:09:00

Inaugurado o Núcleo de Educação Profissional do SENAC no Município de Paragominas, que será de grande relevância estratégica para a população e a economia do município.

O Presidente do Sistema FECOMÉRCIO-PA, Sebastião de Oliveira Campos, entregou no dia 30 de outubro de 2023, mais uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC no Pará, trata-se do Núcleo de Educação Profissional do Município de Paragominas. Também estiveram presentes na cerimônia de descerramento da placa de inauguração, a Diretora Regional do SENAC Vânia Vicentini, os conselheiros do SENAC e membros da diretoria da FECOMÉRCIO-PA. Participaram ainda diversas autoridades, como a Vice-Prefeita do Município, Sra Vera Lucia Flores da Vera Cruz, o Presidente do Sindicato dos Comerciantes de Paragominas, Sr Osvaldo Pimenta Cabral Filho e parte de sua diretoria, representantes da classe empresarial do Município de Paragominas. Além de gestores e colaboradores do SENAC.

O Núcleo de Educação Profissional de Paragominas já está apto para funcionar em prédio moderno e dotado de tecnologia que otimizarão a utilização de seus oito ambientes pedagógicos, com destaque para o laboratório de informática, sala multifuncional, laboratório de beleza, cozinha pedagógica, ambiente compartilhado, três ambientes do conhecimento, etc, em todos já estão disponibilizados os mais modernos recursos tecnológicos e equipamentos necessários para um aprendizado equivalente aos centros de formação técnica de última geração.

A unidade está projetada com capacidade para atender 1600 alunos por ano, formando e qualificando pessoas para serem inseridas no mercado de trabalho, primeiramente para o comércio e serviços do município, assim como também requalificando, treinando e atualizando os que já atuam no comércio.

O Presidente Sebastião Campos falou sobre a relevância da implantação dessa unidade do SENAC em Paragominas, dada a importância em termos de população e economia que o município tem na região e no estado.  Com a 16ª maior população do estado do Pará, 104.883 habitantes (IBGE-Censo 2022) e com Produto Interno Bruto- PIB, cerca de R$ 3,8 Bilhões (IBGE/FAPESPA 2020), tem na sua estrutura produtiva, o setor de serviços com uma participação de 32% do PIB e é o 10º maior em termos de Valor adicionado do setor serviços, inserido o comércio, dentre os 144 municípios do estado. “Logo, ampliar as possibilidades de formação técnica profissional será de grande relevância estratégica para o município. E garantirá mais   oportunidades de inserção no mercado de trabalho de parte importante de sua população e contribuirá para impulsionar o comércio e serviços local, portanto, é uma grande satisfação e sentimento de dever cumprido que entregamos este Núcleo de Educação Profissional do SENAC Pará ” (Sebastião de Oliveira Campos).