Com o objetivo de discutir e buscar soluções para a organização, segurança e ordenamento do Centro Comercial de Belém, aconteceu na tarde da última sexta-feira (31/03), uma reunião entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Pará (Fecomércio/PA), a Prefeitura Municipal Belém e representantes de lojistas, ambulantes e trabalhadores da área comercial.
O encontro buscou soluções conjuntas envolvendo a gestão municipal, os empresários e as instituições, para o centro comercial. Durante a reunião, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, apresentou ações da Prefeitura de Belém para a área, como a revitalização das ruas Santo Antônio e João Alfredo, e destacou que os projetos estão incluídos para a COP-30, à qual Belém é candidata a sediar.
Na reunião foram apresentadas algumas demandas por parte dos lojistas, ambulantes e representantes de associações sobre a organização e segurança da área comercial e foi destacado a importância de se obter soluções e melhorias juntamente com a prefeitura, Fecomércio, lojistas e ambulantes.
O prefeito sugeriu a criação de uma comissão envolvendo secretarias municipais e representantes da área comercial para iniciar as ações concretas de ordenamento e organização do centro comercial. "Sugiro uma equipe de trabalho para preparar ações. Uma comissão com Secon, Sesan, Seurb e todos os representantes do comércio. Podemos também levar os serviços da Ação Cidadania até a área do Centro Comercial", destacou Edmilson.
Segundo o presidente da Fecomércio Pará, Sebastião Campos, essa reunião foi um grande passo para o fortalecimento e crescimento do comércio e uma nova reunião será marcada para tratar das ações práticas. "Foi acertada uma nova reunião entre os lojistas, trabalhadores e secretarias da Prefeitura para colocarmos em prática o ordenamento e organização do centro comercial".
Participaram do encontro o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas Belém), Sindicato do Comércio Varejista de Carnes e Derivados de Belém (Sindcarnes), Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção e Elétricos, Vidros, Louças, Tintas, Ferragens, Maquinismos, Mármores, Granitos e Gesso de Belém e Ananindeua (Sindmaco), Associação Comercial do Pará (ACP), Associação Pátio Belém (Alpab), Comissão dos Lojistas do Centro Comercial, Clube dos Dirigentes Lojistas, Associação dos Ambulantes, Polícia Militar do Pará e empresários do setor.