Com o objetivo de contribuir com o futuro de Belém, o Fórum de Entidades Empresariais do Pará, que representa a classe empresarial do Estado do Pará, realizou no período de 03 a 12 de novembro, entrevistas individuais com os candidatos a prefeitura de Belém. As entrevistas foram realizadas no auditório da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio PA), obedecendo todas as normas de higienização e protocolos de prevenção e segurança orientados pela OMS e Ministério da Saúde para evitar a propagação da Covid-19. Para maior visibilidade da sociedade, foram transmitidas ao vivo pelo Facebook da instituição.
Todos os candidatos foram convidados para as entrevistas individuais, porém, participaram Guilherme Lessa (PTC), José Priante (MDB), Cássio Andrade (PSB), Delegado Eguchi (Patriota), Thiago Araújo (Cidadania), Dr. Jerônimo (PMB) e Edmilson Rodrigues (PSOL). Os outros candidatos por causa de conflito de agenda não puderam comparecer.
Nas entrevistas, o Fórum, objetivando contribuir para o desenvolvimento de Belém, apresentou suas propostas para a cidade e ouviu as proposições dos candidatos.
Dentre as propostas do Fórum que foram apresentadas e entregues em documento técnico à todos os candidatos, sugestivos ao debate, estão a desburocratização da legislação urbanística do centro histórico e de seu entorno, definindo as competências para evitar sobreposição burocrática entre órgãos de forma a agilizar licenças e evitar o mero acúmulo de “casas velhas” simplesmente a serem “tombadas pela gravidade” e facilitar a realização de obras públicas e privadas; revisão da subutilização da orla da capital, onde a legislação impede, - sem argumentos consistentes -, a construção de prédios; possibilidade de criação de até 100 mil empregos na construção civil, simplesmente, alterando a legislação vigente para dar garantia jurídica a investidores e empreendedores; racionalização do trânsito de Belém, aplicando técnicas e ferramentas modernas de engenharia de tráfego e outras mínimas intervenções estruturais na malha viária de modo a melhorar a mobilidade urbana; disseminação da criação de estacionamentos públicos e privados por meio de incentivos fiscais e financeiros; parcerias público privadas, inclusive operações consorciadas urbanas, para realizar amplo programa de saneamento básico (água e esgoto), coleta e destinação do lixo urbano; permissão e incentivo de ocupação ordenada das ilhas municipais, alterando o Plano Diretor Urbano que hoje veda ou restringe suas utilizações; trabalho social direcionado aos “moradores de rua” e combate às pichações; estabelecimento de metas para a melhoria da educação básica do município, passando a nota do IDEB do atual nível de 5,3 para 7 até 2024; criação de amplos programas de parcerias público privadas, operações consorciadas urbanas, contratos com organizações sociais e ou todas as formas e modelos de associação entre o poder público e a iniciativa privada permitidas na legislação brasileira, de tal forma a angariar recursos para a realização das obras necessárias à Belém. Na oportunidade, o Presidente da Fecomércio, Sebastião Campos, além das propostas já contidas no documento do Fórum, também entregou um anexo ao documento com demandas e proposições especificas dos Sindicatos filiados à Fecomércio PA cujas bases territoriais está inserido o município de Belém.
Os candidatos debateram com os empresários as propostas, apresentando novas ideias e projetos para Belém. Todas as entrevistas foram gravadas e podem ser assistidas na página do Facebook da Fecomércio PA.
O Fórum das Entidades Empresariais do Pará é formada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio PA), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Associação Comercial do Pará (ACP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (FACIAPA), Centro das Indústrias do Pará (CIP), Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-Pará), Clube de Diretores Lojistas de Belém (CDL), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (FAMPEP) e Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (AIMEX).