Informações econômicas da CNC são referência para o comércio

Home / Notícias / Informações econômicas da CNC são referência para o comércio

Informações econômicas da CNC são referência para o comércio

10/01/2020 11:10:04

A CNC produz pesquisas e análises econômicas que funcionam como um termômetro para nortear os empresários em tomadas de decisões pertinentes aos seus negócios. As análises são divulgadas nacionalmente nos veículos de imprensa – e regionalmente através das Federações do Comércio.

Pesquisas econômicas mensais

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) traça um perfil do endividamento, permitindo acompanhar o nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) antecipa o potencial das vendas do Comércio. Ela mede a avaliação que os consumidores fazem sobre a capacidade de consumo da sua família, renda, condições de crédito e segurança no emprego.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, com o objetivo de detectar tendências do setor.

As três pesquisas são realizadas mensalmente, com dados coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal. A amostra da Peic e do ICF é composta por aproximadamente 18 mil consumidores, e a do Icec, por cerca de 6 mil empresários do comércio.

Pesquisas sazonais

Outros levantamento econômicos são realizados pela Divisão Econômica (DE) da CNC, como o de Empregabilidade no Turismo, que trabalha com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Para suprir dados do setor, também foi desenvolvida, em parceria com a empresa de serviços financeiros Cielo, a Pesquisa de Faturamento (ICVTur).

São realizadas ainda estimativas de crescimento do varejo e dos serviços, além de projeções de venda e contratação de trabalhadores temporários em datas importantes para o setor, como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday, Dia dos Namorados e Páscoa.

Fonte: CNC