Conhecer e debater as oportunidades e possibilidades de realização de negócios entre empresas paraenses e a China foi o tema de encontro realizado na manhã de hoje (27), no auditório da Casa do Comércio. Promovido pela Fecomércio PA e Faciapa, a reunião contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sesc e Senac, Sebastião Campos; do presidente da Faciapa, Fábio Lúcio Costa; do vice-presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil - China (CCDIBC), Levi Martins, além de empresários, sindicatos, lideranças do setor produtivo e autoridades.
Durante a reunião, o presidente do Sistema Fecomércio Pará destacou a importância da China como parceiro comercial do Brasil e do Pará. "O Estado do Pará tem vocação exportadora, além de possuir localização estratégica. No ranking nacional, o Pará contribui para que o Brasil tenha superávit na balança comercial. Em 2018, nosso estado foi o terceiro com maior saldo na balança comercial brasileira" - explicou Sebastião Campos.
O vice-presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil - China, Levi Martins, falou sobre as oportunidades para financiamento de empresas. "Estamos estruturando um banco de negócios da China aqui no Brasil, chamado China Business Bank, com sede em São Paulo. Nossa proposta é lançá-lo agora em janeiro. Esse banco vai operar com o comércio de lojista, varejista e com uma taxa de juros mais justos e coerentes do que os juros praticados em nosso País" - afirmou Levi Martins.
Visão da China sobre o Pará
Ainda de acordo com o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil - China, os Estados do Pará e Minas Gerais são os que possuem maior possibilidade de realizarem grandes negócios com a China. "Pará e Minas Gerais são estados grandes e que possuem as matérias primas que a China mais gosta: alimentos e minérios" - enfatizou. Segundo Levi Martins, a criação de um Tratado de Comércio com a China possibilitaria a simplificação na realização de negócios e contratos de longo prazo.
Sebastião Campos finalizou pontuando o recente Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Banco da Amazônia, que prevê uma linha de crédito específica para empresas do comércio de bens, serviços e turismo no Pará e nos demais estados que compõem a Amazônia Legal.
Presentes no encontro
Além dos presidentes da Fecomércio PA e Faciapa, Sebastião Campos e Fábio Lúcio Costa, respectivamente, o evento contou com a participação do vice-presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil - China (CCDIBC), Levi Martins; da presidente regional da Câmara de Comércio Brasil - China, Mayra Castro; do membro do Conselho Federal de Administração, Mauro Leônidas; da deputada estadual Dra. Heloísa.
Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA