Senac participa de evento do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional

Home / Notícias / Senac participa de evento do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional

Senac participa de evento do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional

06/09/2019 09:19:20

Mais de 300 jovens dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac participam de uma verdadeira viagem pelas perspectivas do mundo em que estão ingressando, durante o evento “Empreendedorismo, uma viabilidade para a juventude estar e atuar no mercado de trabalho”, organizado pelo Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional (FOPAP). O ciclo de palestras foi realizado no auditório principal do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, no dia 28 de agosto, reunindo jovens aprendizes de diversas instituições formadoras.

O presidente do Sistema Fecomércio e do conselho regional do Senac no Pará, Sebastião Campos, marcou presença dentre as autoridades que participaram de um momento importante do evento, em que o governador do Pará, Helder Barbalho, celebrou o lançamento de um programa de incentivo à educação e à inserção de jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho: o “Primeiro Ofício”, o qual contará com a união de esforços envolvendo as 24 instituições integradas ao FOPAP.

O Fórum é coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e tem o Senac Pará como integrante, além das Secretarias de Estado de Educação (Seduc); de Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet); e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); bem como conta com as instituições de assistência social, entidades de ensino superior, serviços autônomos e organizações não governamentais.

“O Senac se orgulha em formar jovens bem qualificados e, assim, auxiliar nos primeiros passos deles no mercado de trabalho. Portanto a instituição também se empenha em se alinhar às iniciativas que zelem pelos jovens, promovendo mais oportunidades profissionais. Ao contratar um jovem aprendiz, a empresa não está apenas cumprindo com uma obrigação legal, mas contribuindo ativamente para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa”, ressaltou o presidente do conselho, Sebastião Campos.

A programação ocorreu ao longo da manhã incluindo as palestras “Educação 4.0”, “Educação financeira: Uma possibilidade de sustentabilidade”, “Inovações disruptivas na educação”.  “Eu fico muito satisfeito em ser um jovem aprendiz do Senac, porque eu vejo as oportunidades que a instituição nos dá durante o curso, de aprender mais e de entender que é importante sempre estar estudando e se capacitando”, avaliou o jovem Alan Nunes da Silva, de 19 anos, aprendiz em um supermercado de Belém e aluno do Centro de Educação Profissional do Senac em Belém.

Fonte: Senac Pará