Home / Notícias / Cetur PA defende criação de seminário de preparação para participar da ABAV Expo 2019

14/08/2019 11:49:04

Membros do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA (Cetur PA), estiveram reunidos na tarde de ontem (13), na Casa do Comércio, para mais uma reunião de trabalho. O encontro reuniu representantes do Sindilojas Sudeste do Pará, Sesc Pará, Senac Pará, Sebrae Pará, Setur Pará, Abrajet, Belém Tur, SHRBS, entre outras entidades, e foi presidido pelo coordenador do Cetur PA e presidente do Sindilojas Belém, Joy Colares.

Entre os assuntos pautados durante a reunião, estiveram a apresentação do Programa Investe Turismo, realizado pela analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae Pará), Ciane Quintela; a apresentação de feiras e eventos voltados para o segmento do turismo, a serem realizadas no segundo semestre, feita pela coordenadora de marketing da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, Ana Paula Machado, bem como a apresentação da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil - China (CCDIBC), realizada pela presidente regional, Mayra Castro.

Investe Turismo

De acordo com Ciane Quintela, analista do Sebra no Pará e gestora do Programa Investe Turismo, o projeto é uma criação do Sebrae Nacional e envolve as entidades de todos os estados. "Esse é um projeto de caráter nacional, pensando juntamente com o Governo Federal, através do Ministério do Turismo e com o Sebrae Nacional. Aqui no Pará o projeto possui três eixos: Belém, Marajó e Santarém. Um dos principais focos do projeto é trabalhar a gestão dos empreendimentos do segmento do turismo, fomentar a inovação tecnológica e a criação de roteiros e rotas de turismo" - explicou.

Eventos para o segundo semestre

A coordenadora de marketing da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur PA), Ana Paula Machado, apresentou um calendário de eventos que serão realizados no segundo semestre, onde a Setur PA estará presente com o objetivo de divulgar o turismo do Estado do Pará. Entre os eventos agendados, Ana Paula citou o Pré-Lançamento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), marcada para os dias 17 e 18 de setembro, em Belém; ABAV Expo 2019, que ocorrerá em São Paulo (SP), entre os dias 25 a 27 de setembro; WTM, agendada para os dias 04 a 06 de setembro, em Londres, Inglaterra; Festuris, marcada para os dias 07 a 10 de novembro, em Gramado (RS).

Seminário ABAV

O coordenador do Cetur Pará, Joy Colares, defendeu a criação de um seminário de preparação para a participação na ABAV Expo 2019. Segundo Joy Colares, o objetivo do seminário é a preparação do empresário para participação em uma feira. "A participação em uma feira não se limita aos três dias de programação. O empresário precisa ir preparado para fazer contatos e isso requer certa organização, que inclui o seu cartão de visita com as informações necessárias, bilíngue, o folder do seu empreendimento também bilíngue, além de estar presente fisicamente no estande da Setur" - defendeu.

Outro ponto deliberado durante a reunião foi a elaboração de um documento que deverá ser encaminhado ao Secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias, para que reavalie a mudança na marca turística do Pará. Para os membros do Cetur PA, a mudança na marca do Estado Pará interrompe um trabalho que já vinha sendo realizado há mais de oito anos, em nível mundial. "Dentro do segmento do turismo a fixação da marca é algo muito importante, além da relação feita entre Pará e Amazônia, que também é fundamental" - explicou Joy.

Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA