O comércio varejista brasileiro pode deixar de faturar R$ 7,6 bilhões durante o ano de 2019, em função dos feriados nacionais. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio SP). O valor calculado representa cerca de 0,4% de tudo o que o varejo fatura ao longo de um ano.
Segundo a Fecomércio SP, a estimativa de perdas de faturamento em 2019 para o comércio varejista é 32% inferior ao estimado no ano passado (R$ 11,2 bilhões). A redução na estimativa é decorrente do menor número de feriados e finais de semanas prolongados no ano de 2019.
Em 2018 houveram quinze dias entre feriados e finais de semanas prolongados. Em 2019 esse número reduziu para dez dias, desconsiderando os feriados municipais e estaduais.
Entre os setores mais impactados com os feriados, estão combustíveis, jóias, relógios e artigos de papelaria. De acordo com a Fecomércio SP, esses segmentos podem perder até R$ 3,6 bilhões em 2019.
Outros segmentos também deverão ser impactados com os feriados, como supermercados (R$ 1,93 bilhões); farmácias e perfumarias (R$ 1,1 bilhões); vestuário, tecido e calçados (R$ 801 milhões); móveis e decoração (R$ 620 milhões).
Com informações Agência Brasil