Home / Notícias / Cetur PA participa de sessão na Alepa para discutir desenvolvimento do turismo paraense

20/11/2019 11:07:57

Uma sessão especial realizada na última quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, discutiu estratégias no sentido de alavancar o turismo no Estado do Pará. A sessão foi proposta pela deputada Paula Gomes, presidente da Comissão de Turismo e Esporte do Poder Legislativo estadual. O coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio PA, Joy Colares, participou da sessão.

Uma das propostas da Comissão de Turismo e Esporte da Alepa é debater, em conjunto com entidades e órgãos representantes da sociedade civil, maneiras sustentáveis de movimentar a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social para o Estado do Pará. Um dos pontos destacados durante a sessão foi a importância de explorar as potencialidades turística nas diferentes regiões do estado.

De acordo com a deputada Paula Gomes, planejamento é fundamental para alavancar o turismo na região. A presidente da Comissão de Turismo e Esporte da Alepa destacou alguns potenciais e características do turismo paraense. "Temos praias, lagoas, belezas naturais incríveis. Além disso, temos o artesanato típico da região, assim como o turismo histórico e religioso, ainda muito pouco explorados. Que a gente possa discutir mais o assunto com o Governo do Estado, prefeitos e empresários dos municípios da região, além de todo o segmento turístico, para enriquecer o debate" argumentou.

Desafios do segmento

Para o coordenador do Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio PA, Joy Colares, é importante o engajamento do poder público para tornar o Estado do Pará mais atrativo e conhecido pelo resto do país. "O turismo do Pará ainda não é conhecido no restante do Brasil. O país não tem conhecimento que o Pará é um destino de sol e praia, e isso é um trabalho desafiador para o governo, Assembleia Legislativa, para todos que se engajam nesse segmento que entendemos ser de grande relevância para nosso estado e está apenas no início do crescimento da sua formação, embora já tenha estado na pauta alguns anos atrás. Sei que com a participação da Secretaria de Turismo (Setur) e com o apoio desta Casa, a temática terá um serviço para o estado que irá gerar emprego para a população do Pará" defendeu.

Segundo a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), o Governo do Estado do Pará está empenhado em promover o fortalecimento do turismo paraense. O objetivo da secretaria é aumentar em 2% o número de visitantes ao Pará no ano de 2020 e em 10% até 2022.

Com informações Alepa