Fecomércio-PA participa de capacitação e treinamento do Sistema Renalegis

Home / Notícias / Fecomércio-PA participa de capacitação e treinamento do Sistema Renalegis

Fecomércio-PA participa de capacitação e treinamento do Sistema Renalegis

14/03/2018 14:31:42

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA) deu mais um passo para implantar o Sistema da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis). Em reunião promovida na última sexta-feira (09) na Casa do Comércio, o consultor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Felipe Oliveira, detalhou o processo de implementação e acompanhamento do Sistema Renalegis no Pará.

A reunião que serviu para apresentar as funcionalidades do Portal da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do Sistema Comércio, contou com a participação do superintende Walmyr Santos, da assessora econômica - Lúcia Cristina Lisboa, os assessores jurídicos Manoel Pedro e Rafaelle Fernandes, o assessor parlamentar Rodrigo Magalhães, e o responsável pelo setor de informática Everaldo Ramos. No momento, o portal Renalegis Pará está sendo alimentado com os dados de Projetos de Lei no âmbito da Câmara Municipal de Belém e na Assembleia Legislativa do Estado Pará e estão em fase de testes.

Com o cadastramento dos PL’s no Portal Renalegis Pará, a Fecomércio-PA poderá atuar de maneira efetiva acompanhando pautas que possam impactar direta ou indiretamente o segmento do comércio de bens, serviços e turismo do Pará, além de disponibilizar e divulgar essas informações para diretores e sindicatos filiados. Dessa forma, os empresários do comércio poderão defender suas posições e influenciar diretamente na proposição de leis que beneficiem o setor. A proposta é que até o final do mês de abril esses cadastramentos sejam concluídos e o acompanhamento e monitoramento no âmbito legislativo sejam intensificados.

Renalegis

A Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) é um fórum composto por assessores da CNC e das Federações do Comércio dos estados que aderiram e implantaram o Sistema. O objetivo é discutir proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, relacionadas ao comércio de bens, serviços e turismo brasileiro, atuando na defesa dos interesses do segmento do comércio de bens, serviços e turismo nas três esferas legislativas, alinhando a atuação do Sistema Confederativo do Comércio no Poder Legislativo.

Texto: Adriano Abbade  / Cecom Fecomércio-PA
Fotos: Giselle Bulamarqui