Home / Notícias / Fecomércio-PA participa de seminário “Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense

08/02/2018 15:22:36

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará, Sebastião Campos, participou na manhã de ontem (07) do seminário “Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense em 2018”, promovido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O seminário ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, o coordenador do Centro Internacional de Negócios da Fiepa, Raul Tavares, entre outros.

De acordo com a projeção da Fapespa, o Pará deve apresentar um crescimento de 3% no PIB paraense, gerando algo em torno de 12 mil postos de trabalho formais no ano de 2018. Segundo Eduardo Costa, presidente da Fapespa, “o seminário teve por objetivo apresentar o cenário econômico em nível mundial, em nível Brasil e fundamentalmente as projeções e perspectivas para economia do estado do Pará. Em nível internacional é possível perceber que é um cenário totalmente favorável, Estados Unidos, União Européia e China crescendo esse ano, o que já indica uma liquidez para áreas produtoras de commodities agrícolas e minerais como é o estado do Pará”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, destacou algumas ações do programa de desenvolvimento econômico do Governo do Estado do Pará, Pará 2030. “Tivemos avanços na área fundiária, a construção do novo Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a simplificação de procedimentos internos, a terceirização dos serviços, o novo prédio, a digitalização dos documentos, de forma que o Instituto, nesse ano de 2017, já sobre a base do Pará 2030, emitiu mais títulos que nos 5 anos anteriores. Na área ambiental, a simplificação dos procedimentos de licenciamento com simples ambiental isso permite mais agilidade na licença sem a perda da qualidade do licenciamento, as políticas públicas de verticalização todas direcionadas para a industrialização do estado” – afirmou.

Cecom Fecomércio Pará
(Com informações Vanessa Arouck / Fapespa)