Empresários paraenses comentam as vendas do comércio em 2017

Home / Notícias / Empresários paraenses comentam as vendas do comércio em 2017

Empresários paraenses comentam as vendas do comércio em 2017

15/01/2018 14:56:53

As pesquisas realizadas nos últimos meses pela Fecomércio-PA, apontaram tendência de desempenho positivo de 4% nas vendas em 2017, em comparação com o resultado de 2016, onde ocorreu uma queda drástica de -13,1% no volume de vendas. Os dados foram comentados pelo presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Pará, o ano de 2018 deve ser um ano de expectativas positivas para os empresários do comércio. A redução da taxa Selic de 14,75% para 7,5% (que influencia as demais taxas cobradas ao consumidor), o decréscimo do ritmo inflacionário (IPCA 2016: 6,29% e 2017: 2,95%) e a melhoria no mercado de trabalho, foram alguns dos fatores que influenciaram o comportamento do consumidor e contribuíram para o aquecimento das vendas, principalmente no segundo em semestre de 2017.

Entretanto, esse crescimento refere-se à média de todas as atividades no conjunto dos municípios do Estado e não é um resultado homogêneo em todas as regiões e nem para todos os segmentos.  Para entender mais sobre o desempenho das vendas nas diferentes regiões do estado, conversamos com alguns presidentes de sindicatos patronais do comércio para falar e comentar os resultados sob suas próprias experiências em 2017 e considerando o setor que atuam. Para entender mais sobre o desempenho das vendas nas diferentes regiões do estado, conversamos com alguns presidentes de sindicatos patronais do comércio para falar e comentar os resultados.

Paragominas

Houve crescimento nas vendas do comércio varejista de Paragominas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciantes de Paragominas (Sincopar), Osvaldo Pimenta Cabral Filho, o crescimento ficou em torno de 5 a 10% com relação ao ano de 2016. “O ano de 2017 foi um pouco melhor em comparação com 2016. Esperamos que em 2018 a economia continue apresentando melhorias e, consequentemente, fortalecendo as vendas do segmento” – pontuou.

Marabá

Outro município paraense que também teve crescimento nas vendas foi Marabá. De acordo com o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom Marabá), Raimundo Alves Neto, o comércio apresentou crescimento de 4 a 5%, em comparação com 2016. Segundo o diretor, os segmentos de eletroeletrônicos, alimentação, bebidas e calçados foram os que mais se destacaram nas vendas. “Com o funcionalismo recebendo em dia, tivemos um resultado positivo nas vendas em 2017. Nossa expectativa é que em 2018 a economia siga reagindo” – declarou.

Santarém

O município de Santarém também apresentou ligeiro crescimento nas vendas em 2017, entre 4 a 5% em comparação com o ano de 2016. Os dados são confirmados pelo presidente do Sindicato do Comércio dos Municípios de Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra, Alenquer, Monte Alegre, Curuá, Prainha e Almeirim (Sindilojas Baixo Amazonas), Alberto Oliveira. De acordo com Oliveira, os supermercados, seguido dos segmentos de calçado e vestuário, foram os que apresentaram melhor desempenho nas vendas de 2017. “Os empresários de Santarém precisam continuar acreditando na força do nosso município e contando com todo o apoio do Sindilojas Baixo Amazonas. Esperamos grandes investimentos para o ano de 2018, tanto do setor público, quanto do setor privado. Precisamos seguir inovando para continuar alavancando as vendas nesse ano” – pontuou.

Belém

Na capital paraense as vendas do comércio varejista em dezembro de 2017 superaram as vendas do mesmo período de 2016. Segundo Joy Colares, presidente do Sindilojas Belém, a alta ficou em torno de 10%. “A sensação que temos, dadas as informações não oficiais colhidas nas conversas com os lojistas, é que o movimento de dezembro de 2017 superou o movimento de 2016. Estimamos um crescimento de 10% de dezembro 2017 a dezembro de 2016 e um crescimento de 4% do ano de 2017” – afirmou. Já o percentual de crescimento projetado para 2018, Joy afirma que ainda é cedo para definir, porém, o Sindilojas Belém aposta em um crescimento no ano de 7%.

Redenção

O crescimento das vendas do comércio no município de Redenção foi uma realidade constatada pelo Sindicomércio Pará. De acordo com o presidente da entidade, Geraldo Amaro Neto, o crescimento das vendas de final de ano na região com relação a alguns setores específicos, foi 30% maior em comparação com o mesmo período de 2016. “Tivemos um resultado positivo nas vendas desse ano, com destaque para os segmentos de alimentação, roupas, confecções, calçados e cosméticos” – afirmou. Ainda de acordo com Geraldo Amaro, cresceram as contratações temporárias no comércio de Redenção. “Com o crescimento nas contratações temporárias, a expectativa é que 50% dessas contratações sejam efetivadas em 2018” – destacou.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio-PA