Home / Notícias / Fecomércio-PA e Fapespa apresentam seminário de projeções para a economia brasileira

11/08/2017 11:41:01

Com o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA), a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) apresentou na manhã da última quarta-feira (09) no Centro Cultural Sesc Boulevard, o Seminário de Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense no Segundo Semestre de 2017. A apresentação do seminário foi feita pelo palestrante convidado, o Professor Doutor Felipe Macedo de Holanda, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e pelo presidente da Fapespa, Eduardo Costa.

O presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sebastião Campos, fez uma breve saudação inicial e falou da missão da entidade em atender os pleitos dos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. “É uma honra para Fecomércio-PA apoiar esse evento, na medida em que essas informações e indicadores possam balizar as ações dos empresários do comércio paraense. Nós temos acompanhado os rumos da economia e das vendas através das pesquisas desenvolvidas pela Fecomércio-PA. Além disso, estamos participando de Fóruns e apresentando pleitos que possam contribuir com o crescimento do nosso segmento” – destacou. Sebastião Campos também ressaltou o posicionamento da Federação contra o aumento de impostos e da necessidade de uma reforma tributária que diminua a excessiva carga tributária sobre os empresários.

O evento que contou com a participação de diversas entidades de classe e representantes de órgãos governamentais, apresentou o volume de investimentos privados previstos para o estado do Pará de 2017 até 2020. De acordo com os dados apresentados, são previstos investimentos privados na ordem de R$ 124,6 bilhões nos próximos três anos. Os investimentos estão divididos em quatro regiões do estado, sendo 6,2 BI na região do Xingu, 23,6 BI na Grande Belém, 42,5 BI na região de Carajás e 52,2 BI de investimentos previstos para a região do Tapajós.

Felipe Macedo de Holanda destacou alguns aspectos da conjuntura nacional no período de 2004 a 2011. “Nesse período nós tivemos um forte crescimento no PIB, o que pode ser explicado pelos efeitos positivos do Super Simples das Commodities, que permitiu ao País um período de tranqüilidade com relação às finanças externas e ao financiamento público e privado, concomitantemente com políticas sociais e setoriais bastante importantes que ajudaram a criação de quase 20 milhões de empregos formais” – pontuou.

A mesa do seminário foi composta pelo presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos; pelo presidente da Fapespa, Eduardo Costa; pelo gerente do Centro Internacional de Negócios, Raul Tavares; pelo presidente da Codec, Olavo das Neves; pelo conselheiro do Cofecon, Felipe Holanda; pelo vice-presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Miguel Sampaio; pelo superintendente do Sebrae-PA, Fabrizio Guaglianone e Alex Moreira, coordenador do Programa Pará 2030.

Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio-PA