Home / Notícias / Comércio paraense reduz fechamento de estabelecimentos comerciais no 1º trimestre de 2017

12/07/2017 14:36:28

De acordo com um estudo elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o estado do Pará fechou o primeiro trimestre de 2017 com menos 174 estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios, sendo o terceiro estado da região Norte e o 15º estado da federação que mais perdeu estabelecimentos comerciais no primeiro trimestre desse ano.

Ainda que os resultados do primeiro trimestre de 2017 apresentem números negativos, o ritmo de fechamento de estabelecimentos comerciais é bem menor em comparação com o primeiro trimestre de 2016, onde o resultado no estado do Pará foi de menos 579 estabelecimentos comerciais. O Amazonas foi o estado da região Norte que liderou o fechamento de estabelecimentos comerciais no primeiro trimestre de 2017, com menos 214 estabelecimentos. No geral, foram 9.965 estabelecimentos comerciais fechados em todo o País somente no primeiro trimestre de 2017. Já no primeiro trimestre de 2016, o Brasil perdeu 37.179 estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios.

A pesquisa sobre o comércio varejista destaca que mesmo que nenhum dos estados brasileiros tenha registrado abertura líquida de estabelecimentos comerciais no primeiro trimestre de 2017, em pelo menos 22 estados (entre eles o Pará) o ritmo de fechamento de estabelecimentos comerciais foi menor em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre os seguimentos mais afetados com o fechamento de estabelecimentos comerciais estão os hiper e supermercados, setor de vestuário, calçados, artigos de uso pessoal e doméstico. Com exceção do segmento de móveis e eletrodomésticos, os demais ramos do varejo apresentaram melhora em relação ao quarto trimestre de 2016.

A região brasileira que mais perdeu estabelecimentos comerciais no primeiro trimestre foi a sudeste, com menos 5.004 estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios, tendo o estado de São Paulo liderado o fechamento de estabelecimentos comerciais no País, com menos 2.497 estabelecimentos no primeiro trimestre de 2017, seguido do Rio de Janeiro, com menos 1.833.

Ascom Fecomércio-PA