cnc
sesc
senac

Comerciantes de artigos juninos terão aumento de 10% nas vendas com relação ao ano passado

Home / Notícias / Comerciantes de artigos juninos terão aumento de 10% nas vendas com relação ao ano passado

Comerciantes de artigos juninos terão aumento de 10% nas vendas com relação ao ano passado

23/06/2017 11:28:46

As festas tradicionais do mês de junho realmente movimentam parte do comércio, porém com ênfase nas vendas de comidas típicas e de produtos utilizados em sua elaboração, assim como artesanatos, vestuário específico, artesanatos, decorações de festa junina, etc. Entretanto, não são suficientes para modicar o cenário de dificuldades por que passa o comércio.

É certo que para quem comercializa as comidas da época e tudo que envolve os festejos, é uma oportunidade de obter algum lucro com essas mercadorias, entretanto, são mais os comerciantes que atuam nessa área de artesanato e vestuários específicos, comidas típicas e, para alguns supermercados há aumento na demanda por artigos e mercadorias relacionadas aos festejos.

Logo, pode-se afirmar que apesar das dificuldades impostas pela crise econômica, datas como as dos festejos juninos sempre geram incrementos nas vendas, só que neste caso, são as vendas de produtos alimentícios para uso na preparação dos alimentos típicos da época e dos próprios alimentos prontos, bolo, queijadinhas, canjicas, mingaus e vestuários, para os que participam de danças ou para aqueles que vão frequentar estas a caráter.

Grande parte do aumento nas vendas ocorre mais para os comerciantes que trabalham com as vendas dessas mercadorias, isto é, uma área muito específica.

Para a quadra junina deste ano, a Fecomércio-PA estima que haverá um aumento nas vendas, porém, somente para esta área específica. O valor médio por compras para os festejos juninos é muito pequeno, em sua maioria não são artigos de valor elevado, ficando em torno de R$ 50,00. Os comerciantes de artigos juninos (vestuários, adereços, comidas típicas e os produtos e serviços relacionados às programações festivas) deverão ter um aumento em torno de 10% em relação ao ano anterior.

Contudo, serão aumentos de setores específicos e não terão fortes impactos sobre os resultados totais das vendas do comércio em geral, que deverá ter um incremento em torno de 2,80 à 3% em relação ao ano anterior, porém em função de outros fatores, e não como resultado das vendas da quadra junina. Os pequenos aumentos de produtos e serviços relacionados à quadra junina ocorrem mais em função da tradição e motivação dos consumidores que gostam dos festejos da época.  Fatores como a recente redução das taxas de juros, a ampliação dos prazos para crédito parcelado, as diminuições na taxa de endividamento, podem influenciar para esse pequeno incremento nas vendas totais do comércio e não especificamente da quadra junina.

A expectativa positiva do estudo da Fecomércio-PA e ampliação de 2,88 a 3% nas vendas do comércio varejista, também está baseada nos resultados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Familiais (CNC/Fecomércio-PA) a qual indicou o  interesse em comparar mais em junho deste ano do que no anterior.

Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica Fecomércio-PA

Galeria de imagens