Maior ferry boat do norte do Brasil começa viagens ao Marajó

Home / Notícias / Maior ferry boat do norte do Brasil começa viagens ao Marajó

Maior ferry boat do norte do Brasil começa viagens ao Marajó

20/06/2017 09:20:25

A partir desta quarta-feira (14) a população paraense conta com o maior ferry boat em operação na Região Norte do Brasil. Com 87 metros de comprimento e 16,5 metros de largura, o ferry boat São Gabriel chamou a atenção no porto de Icoaraci pela grandiosidade, antes de partir em sua viagem inaugural até o porto de Camará, no Arquipélago do Marajó. O São Gabriel, que encurta a distância entre a capital paraense e os municípios marajoaras, tem capacidade para transportar 1.123 passageiros, 100 carros e 72 motos.

“Quem ganha com isso é o Estado do Pará. Trata-se de um investimento voluntário de uma empresa privada, que mesmo em meio à crise resolveu, por sua conta e risco, criar esse transporte.  O governo do Pará, que sempre apostou no turismo, tem que aplaudir ações como essa”, ressaltou o secretário de Estado de Transportes, Kleber Menezes, que acompanhou a viagem inaugural do ferry boat.

O “São Gabriel” começou a ser construído há três anos, em um investimento de R$ 24 milhões. “Esse é um sonho realizado para a empresa, para o Marajó e para o Estado. Todo mundo sai ganhando. O Governo do Pará vem sempre apostando no turismo e deu um apoio importante", destacou Daniel Pereira, proprietário da empresa Henvil, que opera no transporte fluvial na região do Marajó há 17 anos.

Além do tamanho, o ferry boat São Gabriel se destaca pelo conforto e pela modernidade. No térreo climatizado há espaço para cadeirantes e seus acompanhantes, além de um local adaptado para obesos.

No segundo piso ficam a classe econômica e a lanchonete. No terceiro e último piso está a área vip, com refrigeração, poltronas reclináveis e janelas com vidros peliculados. Toda a embarcação obedece às normas de acessibilidade, inclusive com piso tátil, que delimita as áreas próximas às laterais da embarcação. Há também dois banheiros adaptados.

Viagem tranquila - Equipado com dois motores, de 625 cavalos cada, o ferry boat fez a viagem inaugural em 2 horas e 40 minutos. Acostumado com as embarcações antigas, construídas há 25 anos, o casal de aposentados Américo, 75 anos, e Maria Helena Felipe, 70, ficou empolgado com a novidade. “Isso aqui  uma lindeza! Tudo novo, espelhado, brilhando. A viagem foi uma maravilha!”, declarou Maria Helena, que mora com o marido em Soure (município do Marajó) e costuma vir a Belém todo mês visitar os filhos.

O pescador Dionaldo Modesto, 50 anos, outro morador de Soure, também não poupou elogios à nova embarcação. “A viagem agora é outra história com todo esse conforto. Para quem precisa fazer sempre esse trajeto, ficou bem melhor”, garantiu o pescador.

Rodovia - Na chegada ao porto de Camará, no município de Salvaterra, o secretário Kleber Menezes foi recebido pelo prefeito de Soure, Guto Gouvêa. Ali foi anunciada a conclusão, para 14 de julho, das obras na Rodovia PA-154, que tem 100 quilômetros e liga os municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. Realizadas durante dois anos, as obras resultam de um investimento de R$ 45 milhões feito pelo governo do Estado. “É uma felicidade muito grande a presença do secretário e essa ajuda do governo do Estado na finalização da rodovia. Foi uma grande vitória para Soure”, destacou o prefeito.

Serviço - O ferry boat São Gabriel faz viagens diárias, de segunda a domingo, com saída às 7 h do porto da Henvil, em Icoaraci. A volta a Belém é às 16 h, saindo do porto Camará, em Salvaterra. A passagem na classe econômica custa R$ 16,43, e na área vip, R$ 25,00. Carros pagam R$ 115,00, e motos R$ 44,00. A compra de passagens on line pode ser feita pelo site www.henvil.com.br

Fonte: Agência Pará

Crédito: Cláudio Santos / Agência Pará