cnc
sesc
senac

Presidente do Sirecom-PA fala sobre os desafios do Representante Comercial

Home / Notícias / Presidente do Sirecom-PA fala sobre os desafios do Representante Comercial

Presidente do Sirecom-PA fala sobre os desafios do Representante Comercial

20/04/2017 16:04:41

Fecomércio: Quando e como o senhor começou sua carreira como Representante Comercial?

R: Iniciei minha atividade como vendedor viajante em 1961.

Fecomércio: Quais são os principais desafios que os Representantes Comerciais paraenses enfrentam hoje?

R: A forte concorrência de grupos de outros estados, que centralizam suas compras em suas cidades de origem, prejudicando seriamente os representantes locais. Outro desafio dos representantes comerciais é enfrentar o forte crescimento do e-comerce, com preços mais competitivos. Além disso, o mercado está exigindo consultores cada vez mais capacitados, principalmente na pós-venda. Os representantes comerciais precisam se capacitar cada vez mais.

Fecomércio: No ano passado o Sirecom-PA comemorou 80 anos de fundação com uma grande festa. Fale um pouco sobre esse evento, que também serviu para comemorar os 50 anos do Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado do Pará.

R: O aniversário de 80 anos do Sirecom-PA foi realmente uma bela comemoração. Na ocasião, homenageamos 32 companheiros e entregamos ao presidente da Fecomércio-PA, Sebastião Campos, a  honrosa  comenda Dr. Plínio de  Mello, patrono maior de nossa categoria.

Fecomércio: Qual a importância do Sirecom-PA e do Core-PA para a categoria dos Representantes Comerciais e quais os avanços conquistados para o segmento ao longo desses anos?

Omar Fernandes: O Core-PA e o Sirecom-PA são entidades irmãs, que se ajudam mutuamente em defesa da laboriosa  classe dos representantes comerciais. Ao Core-PA, servi com total dedicação durante 23 anos como presidente, passando em 2016 a presidência para outro grande companheiro, Elly Ricardo. Em minha gestão, o Core-PA conseguiu, com apoio do Confere, comprar sua sede própria, com excelentes instalações, onde a diretoria e funcionários recebem com a atenção merecida os companheiros representantes comerciais. É bom frisar que a diretoria exerce gratuitamente suas funções, com total dedicação à nossa categoria.

Fecomércio: Fale um pouco sobre a realização da 7ª Feira de Brinquedos e Utilidades Domésticas (Brinq Pará Amapá), que ocorreu no ano passado na Estação das Docas. Qual a avaliação do evento e como será a organização da feira esse ano?

Omar Fernandes: A Brinq-PA/AP é uma feira de pequeno porte que a cada ano vem crescendo e em 2017, esperamos um maior volume de negócios e de visitas  de lojistas do Pará e Amapá, inclusive introduzindo no mix o segmento  de utilidades domésticas, fortalecendo assim o objetivo da feira, que é apoiar os companheiros. Pretendemos fazer em 2017 uma feira bastante divulgada em todo o estado.

Fecomércio: De que modo e em que medida o Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará contribui para os representantes comerciais do estado?

Omar Fernandes: O Sistema Fecomercio / Sesc /Senac Pará mantém uma forte parceria com o Sirecom-PA, beneficiando os associados como conveniados, extensivo aos seus familiares. O Sesc e Senac são duas entidades abençoadas e que fazem um grande e indispensável bem aos nossos comerciários e comunidades. 

Fecomércio: Quais as ações a diretoria do Sirecom-PA está programando para esse ano?

Omar Fernandes: Após mais de 23 anos, deixarei a presidência do Sirecom-PA no final do ano. Creio que cobri a minha cota de participação ao e outros companheiros ou companheiras darão sua contribuição a nossa querida entidade. Aproveito para enaltecer a excelente gestão do presidente Sebastião Campos, que com pouco mais de dois anos e meio, promoveu uma grande transformação do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará, com investimentos e realização de importantes obras nas entidades, investindo pesado na compra de vários imóveis. Parabéns ao trabalho desenvolvido pelo presidente Sebastião Campos.

 

Galeria de imagens