Sindilojas Sudeste do Pará lança site e fala sobre as vendas de final de ano

Home / Notícias / Sindilojas Sudeste do Pará lança site e fala sobre as vendas de final de ano

Sindilojas Sudeste do Pará lança site e fala sobre as vendas de final de ano

13/01/2017 09:04:20

Conversamos com Itamar Silva, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas Varejistas do Comércio de Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu e Ulianópolis (Sindilojas Sudeste do Pará). Itamar Silva falou sobre as vendas de final de ano e os desafios para 2017.

Fecomércio: Fale sobre sua atuação no seguimento lojista paraense. Quando e como iniciou esse trabalho?

Itamar Silva: Começamos no ano de 2009 quando atuávamos no seguimento de papelaria e assumimos a Presidência do Sindicato do Comércio de Rondon do Pará. A partir daí, tomamos gosto pela causa, ampliamos a base do Sindicato e buscamos o Registro Sindical, dentre outras conquistas.

Fecomércio: De que maneira os lojistas do sudeste paraense enfrentaram o ano de 2016? Quais foram as maiores dificuldades do segmento?

Itamar Silva: As maiores dificuldades foi a falta de dinheiro no mercado com a baixa produtividade do mesmo, a retração da renda dos consumidores e fechamento de postos de trabalho. Sem contar que os maiores empregadores da nossa região ainda são as prefeituras, e muitas delas atrasaram os salários dos seus servidores. Os lojistas tiveram que se adequar, baixando seus custos fixos e reduzindo os estoques.

Fecomércio: Qual a avaliação que o sindicato faz das vendas de final de ano? Houve queda ou aumento das vendas com relação ao ano retrasado?

Itamar Silva: As vendas de dezembro de 2016 em relação a dezembro de 2015 foram 10% menores, variando um pouco por seguimento. Para se ter uma ideia das perdas do comércio de varejo em 2016, tivemos alguns seguimentos que houve retração de até 27% nas vendas durante o ano de 2016 em relação ao ano de 2015.

Fecomércio: Quais os principais desafios para os lojistas do sudeste paraense em 2017?

Itamar Silva: Equilibrar o fluxo de caixa da empresa e recuperar suas vendas pelo menos aos patamares do ano de 2015.

Fecomércio: O Sindilojas Sudeste do Pará representa as empresas lojistas de Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu e Uilanópolis. Como se dá a relação do sindicato com as empresas desses municípios?

Itamar Silva: Na realidade só recebemos a autorização do Ministério do Trabalho e Emprego para atuar de fato e de direito como Representante da categoria no ano de 2014, ainda não conseguimos ter pernas para atuar como deveríamos nos cinco municípios. Até o momento temos atuado apenas nos municípios de Rondon do Pará e Dom Eliseu.

Fecomércio: O Sindilojas Sudeste do Pará promoveu a escolha do Destaque Empresarial 2016. Como foi feita essa escolha e a premiação?

Itamar Silva: A escolha é feita através de pesquisa junto aos consumidores. Este ano inovamos com a pesquisa online através do nosso site http://sindilojassud-pa.sicomercio.org.br e contamos com o apoio da Fecomércio-PA. A premiação são certificados emitidos pela entidade e mídia em diversos veículos de comunicação para as empresas ganhadoras.

Fecomércio: Qual a importância do Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará para o Sindilojas e para os empresários da região sudeste do Pará?

Itamar Silva: O Sistema Fecomércio / Sesc / Senac Pará tem grande importância no seguimento comercial, especialmente quando se tem um sindicato representando uma cidade ou uma região (que é nosso caso) filiado ao Sistema, porque além de proporcionar aos nossos colaboradores os produtos e serviços do Sesc e Senac, temos uma federação bastante representativa lutando em defesa desta classe que tem um papel de destaque no desenvolvimento do nosso Estado.

Fecomércio: No ano passado o Sindilojas Sudeste do Pará lançou o novo site do sindicato. Quais as ações a entidade pretende executar esse ano? Existem projetos voltados para o seguimento?

Itamar Silva: Sim, com o novo site veio também a Web Rádio “O Comércio” trazendo mais uma opção como veículo de comunicação exclusivo do seguimento. Entre as ações para 2017, estão previstas a inauguração de um Ambulatório Odontológico do Sesc e alguns cursos do Senac neste primeiro semestre de 2017 em nossa sede em Rondon do Pará; pesquisa de opinião junto às empresas representadas para levantamento das prioridades de demandas do seguimento; comemoração do dia dos trabalhadores com apoio do Sesc; inauguração da primeira etapa da construção da sede própria deste Sindicato.