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Intenção de Consumo das Famílias no Pará sinaliza dificuldades para as vendas nos próximos meses

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Intenção de Consumo das Famílias no Pará sinaliza dificuldades para as vendas nos próximos meses

16/08/2016 11:17:37

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio-PA) e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sinaliza dificuldades para as vendas nos próximos meses. Diante do cenário econômico atual, fatores como o aumento de preços e juros elevados que impõem mais dificuldades ao crédito, consumidores já endividados e renda das famílias já comprometida em cerca de 26,2% com dívidas contraídas anteriormente, mercado de trabalho lento, insegurança quanto à manutenção do emprego e poder aquisitivo, contribuem para o recuo na intenção de consumo das famílias, fato que se somará aos decréscimos nas vendas  já verificados  nos primeiros seis meses do ano (janeiro a junho de 2016) em comparação com o mesmo período do ano anterior, onde as vendas foram menor em 11% (PMC/IBGE). Dentre os principais resultados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), destacam-se:

1) 76,8% das famílias consideram que o acesso ao crédito e empréstimo atual está mais difícil;

2) 82,4% informaram que o consumo atual está menor que no mesmo período de 2015 (em julho de 2016 com relação a julho de 2015);

3) 57,7% afirmaram que para os próximos meses o consumo de sua família tenderia a ser menor do que o atual (Pergunta feita em julho com relação às expectativas de consumo para os meses de agosto em diante);

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)

1) 61,6% das famílias estão endividadas (significa que compararam parceladamente anteriormente e tem dívidas a pagar para os próximos meses);

2) Dos endividados, no momento da pesquisa, cerca de 40% estavam com parcelas atrasadas;

3) Essas dívidas são parcelas a pagar por pelo menos, em média, quase seis meses;

4) As famílias endividadas estão com cerca de 26,2% do orçamento comprimido com parcelas a vencer;

Lúcia Cristina Lisboa / Assessoria Econômica Fecomércio-PA