Sistema S promove café da manhã com governador e parlamentares paraenses

Home / Notícias / Sistema S promove café da manhã com governador e parlamentares paraenses

Sistema S promove café da manhã com governador e parlamentares paraenses

19/03/2019 14:38:25

Representantes do Sistema Fecomércio Pará, Sesc e Senac, participaram na manhã de ontem (18), na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), de um café da manhã com o governador do Pará e a bancada paraense no Congresso Nacional. O encontro serviu para aproximar as entidades que compõem o Sistema S aos poderes executivos e legislativos, apresentando a contribuição das entidades para o desenvolvimento econômico e social do estado do Pará.

Além do Sebrae, a reunião contou com a participação dos representantes regionais do Sesc/Senac, Sesi/Senai, Sest/Senat, Senar, Fiepa, Redes e Sescoop, que apresentaram os números e ações positivas das entidades, com impacto na geração de emprego, renda e no desenvolvimento econômico paraense. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, o evento foi promovido pelo Sebrae mas conta com o apoio de todo o Sistema S.

"Esse é um evento organizado pelo Sebrae mas que é do Sistema S como um todo. Foi uma reunião bem dinâmica, criada para estreitar o relacionamento com o governo do estado e com a bancada paraense, reforçara importância das instituições que compõem o Sistema S e, principalmente, munir nossos parlamentares de dados expressivos, para que possam argumentar com propriedade, quando necessário, na defesa desse sistema tão relevante para o crescimento do país" - destacou Rubens Magno.

O governador do Pará, Helder Barbalho, frisou o papel do Estado na criação de um ambiente favorável para realização de negócios, incentivo ao empreendedorismo e o apoio aos micro e pequenos empreendedores no Pará. "Claramente a atividade dos pequenos negócios é absolutamente estratégica para o Pará. O Sebrae acaba de apresentar números que representam a força desses empreendedores. 99% das empresas instaladas no estado têm esse perfil, mais de 50% dos empregos formais são vinculados aos pequenos negócios, o que demonstra que essa vocação precisa ser potencializada com mais oportunidades. Temos no Sebrae um parceiro estratégico para fortalecer o ambiente de negócios e para tornar os empreendedores  de pequenos negócios cada vez mais próspero em nosso estado" - afirmou o governador.

O presidente do Sistema Fecomércio Pará e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Pará, Sebastião Campos, afirmou que o evento é fundamental para aproximar o Sistema S do parlamento e do executivo, além de prestar contas à sociedade. "Essa é a primeira iniciativa, mas vamos nos aproximar ainda mais, para mostrar não só ao parlamento, mas também para a sociedade, que temos muito a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil" - ressaltou Sebastião Campos.

Parlamentares

O Senador da República, Zequinha Marinho, celebrou a iniciativa de reunir as entidades do Sistema S e aproximá-las dos poderes executivo e legislativo. "Devemos festejar esse entrosamento da bancada federal com todo o sistema e suas entidades filiadas. Se o governo quer uma economia pujante, ele deve disponibilizar ferramentas para ativar essa economia, que não pode ir pra frente sem ferramentas de capacitação, de inserção no sistema produtivo e no mercado" - pontuou o senador paraense.

Para o deputado federal Joaquim Passarinho, é importante que os parlamentares tenham acesso aos dados do Sistema S. "Parabéns pela abertura ao diálogo. Já conhecíamos a importância da atuação do Sistema S, mas precisamos ter acesso aos dados para argumentar e conseguir defender, especialmente em um momento em que está sendo exigido sacrifícios em todas as esferas" - defendeu o deputado.

Texto: Adriano Abbade / Com informações Sebrae no Pará
Fotos: Marco Santos