Home / Notícias / Fecomércio participa de Seminário Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense

15/03/2019 16:40:47

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará (Fecomércio PA), participou na manhã de hoje (15), no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (antigo Sesc Boulevard), do Seminário Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense 2019. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Estudos e Análise Conjuntural (GEAC) e contou com a organização do Governo do Estado do Pará, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e teve apoio da Fecomércio Pará. O evento foi acompanhado por empresários, pesquisadores, lideranças do setor produtivo, presidentes de sindicatos filiados à Federação e estudantes.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sistema Fecomércio Pará, Sesc e Senac, Sebastião Campos; pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy e pelo Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento, Adler Silveira. Em sua saudação, o presidente da Fecomércio Pará ressaltou a importância do seminário para agregar conhecimento às entidades presentes. "A intenção do Sistema Fecomércio Pará em apoiar esse evento é decorrente de parte de sua missão, no sentido de contribuir para geração de conhecimento e promoção do debate, que possibilita reflexões e fornece elementos para subsidiar nossas entidades de classe nas proposições e ações em prol do fortalecimento e defesa dos seguimentos que representamos" - destacou Sebastião Campos.

Palestras

Após a saudação inicial da mesa, o Economista Chefe da Divisão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Dr. Fábio Bentes, iniciou a palestra "O comércio diante de um novo ciclo de consumo: o Brasil e o Pará". De acordo com o economista, desde 2016 o Pará e o Brasil vêm apresentando uma lenta recuperação nas vendas do comércio varejista. "Tanto no caso brasileiro quanto no caso paraense nós ainda estamos longe de recuperar os patamares anteriores à crise econômica" - disse.

Ainda de acordo com Fábio Bentes, em termos relativos, nos últimos doze meses, o Estado do Pará foi o que apresentou a maior taxa de crescimento de emprego, o que impacta positivamente no setor de comércio e serviços. "Além dos dados recentes serem mais positivos para o Estado do Pará, quando comparados com outros estados da região e até mesmo com a média nacional, sobretudo do ponto de vista da expectativa dos empresários, há um otimismo maior que a média nacional, ou seja, a percepção por parte do empresário de que o mercado de trabalho aqui no Pará está um pouco mais aquecido do que em outras regiões do Brasil e da região Norte, faz com que eles estejam mais animados e otimistas em relação ao desempenho das vendas do varejo, que esse ano deve crescer mais que a média nacional" - explicou o economista.

Fábio Bentes também reforçou a importância da promoção e da participação da Fecomércio em eventos como esse. "Esse tipo de iniciativa é muito bem vinda, sobretudo nesse momento em que a economia tenta se recuperar. O associativismo e a união dos empresários é fundamental. Mais do que nunca, apresentar esse tipo de iniciativa reforça a percepção de que o Sistema S e o Sistema Comércio em especial, é importante e fundamental como um sistema representativo dos empresários de bens, serviços e turismo do Brasil" - pontuou.

Por fim, o Diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômica e Análise Conjuntural da Fapespa, Márcio Ponte, apresentou a palestra "Projeções e Perspectivas para Economia Paraense em 2019". Entre outros assuntos, Márcio Ponte falou sobre as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) paraense para o ano de 2019 e as projeções de investimento privado previsto para o Estado do Pará de 2017 a 2023. "A economia brasileira vem se recuperando bem e a economia paraense tem uma projeção de crescimento maior que a do Brasil em 2019" - ressaltou. Márcio Ponte também apresentou a previsão de investimentos privados nas diferentes regiões do Pará, de 2017 a 2023, sendo a região do Tapajós responsável por 54,3 bilhões (43%), seguida pela região de Carajás, com 42,8 bilhões (34%), Grande Belém, com 23,4 bilhões (18%) e região do Xingu, com 6,5 bilhões (5%).

Texto e Fotos: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA