cnc
sesc
senac

Artigo: Mercado de trabalho: aumento do emprego e perspectivas para 2019

Home / Notícias / Artigo: Mercado de trabalho: aumento do emprego e perspectivas para 2019

Artigo: Mercado de trabalho: aumento do emprego e perspectivas para 2019

18/02/2019 11:10:58

Embora ainda haja um grande número de pessoas desempregadas no Estado do Pará, dados do CAGED/MTE confirmam os resultados positivos para o mercado de trabalho. O ano de 2018 apresentou saldo positivo entre admitidos e desligados, sendo efetuadas 272.549 contratações e 257.263demissões, resultando em 15.286 novos empregos com carteira assinada. Junto com o aumento no emprego celetista, também se observou a ampliação no número de empregados por conta própria.

Esse aumento representa apenas um incremento de 2,16% no estoque de empregos formais. Ainda não é suficiente para recuperar as perdas no número de empregos com carteira assinada, que no acumulado de 2015 a 2017, registrou uma redução no estoque de empregos de 11,16%, ou seja, ainda há perdas de 9 pontos percentuais no número de postos de trabalho que haviam em 2014. Contudo, o necessário seria superior a esta taxa, dado que anualmente aumenta o número de pessoas à procura de emprego.

Foram três anos consecutivos com expressivas reduções no quantitativo de emprego do estado.  Nos anos de 2015, 2016, 2017, houveram mais demissões do que contratações, com saldos negativos de -37.828, -39.869 e -7.412. Em 2018, o mercado de trabalho voltou a crescer, considerando apenas o emprego celetista, com saldo de 15.286, decorrente da influência do comportamento da economia de modo geral, como os aumentos dos investimentos, do desempenho das atividades econômicas como a Produção Física Industrial, que no Pará, que cresceu 9,6%. O Volume de Vendas do Comércio Varejista Ampliado apresentou expansão de 7,5 % (dados da PIM e PMC- IBGE).

Para o ano de 2019, segundo estudos da Fecomercio PA, com base na Pesquisa Índice de Expectativa e Confiança do Empresário do Pará (ICEC), 52% dos empresários pretendem ampliar os investimentos e 73% afirmaram que aumentarão as contratações de funcionários. Essa projeção positiva para o mercado de trabalho, sob a ótica do empresário, é influenciada pelo aumento nas expectativas de que a economia continuará em uma trajetória de recuperação gradual e sinaliza boas perspectivas futuras para o setor.

Para os que buscam aproveitar essas novas oportunidades de emprego que poderão surgir em 2019, mais do que observar as áreas que mais demandarão contratações, é necessário ampliar os conhecimentos voltados para tecnologia, ambiente digital, inovação etc... - mesmo na área em que atuam – pois o que determinará a conquista das ofertas do mercado de trabalho, nem sempre será a profissão específica de cada um e sim as novas exigências na forma de atuar.

Em qualquer profissão, é necessário apresentar um perfil profissional mais inovador, com domínio de tecnologias, multidisciplinar, integrado. As empresas buscam por profissionais que agreguem conhecimento e valor aos produtos. Haverá demanda por engenheiros, arquitetos, administradores, vendedores, gestores, etc. e as mais diversas profissões, desde que saibam incorporar esses valores aos produtos de suas atividades e que saibam utilizar, transitar, se relacionar em um ambiente digital e altamente tecnológico. Esse será o diferencial para o profissional que pretende conquistar espaço no mercado de trabalho em 2019.

Texto: Lúcia Cristina Lisboa / Assessora Econômica Fecomércio PA

Galeria de imagens