Home / Notícias / Sebastião Campos prestigia inauguração do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal

15/02/2019 14:39:17

O presidente da Fecomércio Pará, Sebastião de Oliveira Campos, prestigiou nesta quinta-feira (14), a solenidade de reinauguração do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, em Natal, no Rio Grande do Norte, a convite do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. A cerimônia reuniu cerca de 400 pessoas entre autoridades políticas e lideranças empresariais, do turismo e de outros segmentos da economia.

Voltado à capacitação de mão de obra para o segmento turístico, o empreendimento é formado pelo hotel-escola e por um centro de formação profissional. Foram investidos R$ 36,2 milhões em obras e aquisição de equipamentos, que permitirão a expansão das matrículas do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, chegando a duas mil pessoas atendidas por ano, somente em Natal.

Como uma forma de homenagear grandes figuras da cultura e do empresariado potiguar, espaços do complexo foram batizados com seus nomes. Quem visita o complexo, pode conhecer o Restaurante Newton Navarro; o Café Dorian Gray; a Biblioteca Luís da Câmara Cascudo; o Espaço Gastronômico Jessé Freire; o Bar Reginaldo Teófilo; e o Centro de Eventos João Dinarte Patriota. Durante a solenidade, familiares dessas personalidades receberam placas comemorativas alusivas às homenagens.

A noite também foi marcada pela entrega do Mérito Jessé Freire, a maior honraria oferecida aos empresários de destaque no Rio Grande do Norte, levando o nome do primeiro e único norte-riograndense a ocupar a presidência da Confederação Nacional do Comércio. Foram homenageados o presidente de Honra da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Oliveira Santos, e o atual presidente da entidade, José Roberto Tadros.

Para o presidente Marcelo Queiroz, a inauguração é um verdadeiro ícone do trabalho do Sistema Fecomércio no apoio ao desenvolvimento social e econômico do estado e da reconhecida excelência da ações, projetos e atividades implementadas pela entidade, sobretudo no ano em que a entidade complexa 70 anos de atuação.

“Este complexo moderno e funcional atuará como um manancial para suprir o mercado com uma mão de obra de excelência, cuja qualidade certamente irá se refletir na melhoria substancial dos produtos e serviços ofertados pelas empresas que atuam no turismo do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Queiroz destacou o portfólio do Senac para o segmento, formado por mais de 100 cursos, e a parceria existente com a Alemanha, que foi premiada nacionalmente pelo Ministério do Turismo, como a melhor iniciativa de capacitação profissional do Brasil. Segundo ele, a elevada qualidade dos cursos tem se refletido em diversos reconhecimentos para a instituição, mas o principal deles é o nível de empregabilidade dos alunos egressos do Senac, que chega a 85%.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio, José Roberto Tadros, destacou que o Complexo Senac Barreira Roxa sintetiza a visão gerencial da instituição a se manter de lado das políticas públicas para o desenvolvimento local.

“Estamos inaugurando um espaço de saber e conhecimento, que deverá ter a missão de multiplicar as ações educacionais para o aprimoramento da atividade turística do estado. Fruto de uma parceria exitosa do Governo do RN com o Sistema Fecomércio, certamente esta será uma unidade de referência para reforçar o competente trabalho desenvolvido pelo Senac”, declarou.

A governadora Fátima Bezerra parabenizou o Sistema Fecomércio pela inauguração e reforçou a parceria existente. “Todos conhecem o momento de dificuldade pelo qual o nosso estado passa, o que tem exigido uma série de medidas de ajustes que estão sendo realizadas. Mas, em momentos como este, é preciso um olhar para o futuro, em busca do desenvolvimento, que acontece principalmente com a geração de empregos. Por isso, este é um equipamento tão importante. Não é um hotel qualquer, é uma escola de turismo, um centro voltado para a formação de profissionais para um dos setores que consideramos uma das principais prioridades, enquanto mola propulsora para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Complexo une modernidade e funcionalidade

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa possui 52 unidades habitacionais e pode acomodar até 150 leitos. Dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil, baby copa e área de lazer. Todos os ambientes foram rigorosamente preparados para receber pessoas com dificuldades de acessibilidade. Também conta com Restaurante, Café e Bar, espaços que estarão plenamente abertos ao público a partir de março, com cardápios que privilegiam ingredientes locais, a partir de releituras que consideram técnicas da cozinha contemporânea.

O novo Barreira Roxa possui ainda um moderno Centro de Eventos, com diversos espaços que podem acomodar eventos empresárias e sociais para até 500 pessoas. No novo Centro de Educação Profissional, são duas Cozinhas Pedagógicas, Laboratório de Panificação e Confeitaria e Laboratório de Alimentos e Bebidas, além de seis salas de aula e uma biblioteca com os principais títulos dos segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer.

A inauguração da escola também marca o lançamento do Senac Microsoft SmartLab, sala multidisciplinar pioneira no estado, que possibilitará a implementação de estratégias didáticas inovadoras.

Texto e Fotos: Fecomércio RN