Home / Notícias / Setor produtivo participa de reunião para revitalização do centro comercial de Santarém

15/02/2019 11:18:56

Fortalecer o comércio local e o turismo na região foi um dos objetivos da reunião ocorrida na última segunda-feira (11), em Santarém, entre a Fecomércio Pará, Sindilojas Baixo Amazonas, Sebrae Pará, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e Prefeitura de Santarém, juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec). O presidente do Sistema Fecomércio Pará e do Conselho Deliberativo do Sebrae Pará, Sebastião Campos, o presidente do Sindilojas Baixo Amazonas e vice-presidente da Fecomércio Pará, Alberto Oliveira e o presidente do Sindicato do Comércio dos Vendedores Ambulantes de Santarém, Salustiano Castro, estiveram na reunião e avaliaram o encontro de maneira positiva.

O objetivo foi debater a revitalização e o reordenamento do centro comercial de Santarém, a partir das Praças Rodrigues dos Santos, Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz) e Praça do Pescador, espaços públicos importantes para atividade turística e para o comércio local. Entre as propostas de revitalização do centro comercial, está a capacitação e treinamento de trabalhadores ambulantes, que poderão contar com o auxílio e a expertise do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebare Pará). Também está previsto a renovação do calçadão comercial, equipado com mobiliário e iluminação públicos de qualidade.

Segundo o superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno Júnior, a entidade já possui projetos com o objetivo de reformular o centro comercial de municípios como Belém e Capanema. "Estamos extremamente motivados. Nós temos algumas frentes parecidas com essa – de trabalhar a revitalização de alguns espaços públicos – em Belém e Capanema, por exemplo. Nós entendemos perfeitamente que quando o empreendedor de pequeno negócio está organizado, tem plano de negócios bem definido e até o seu estoque está sendo trabalhado de maneira adequada, ele consegue gerar renda e emprego, formalizando-se como MEI, além de gerar receitas para o município" - destacou Rubens Magno.

Para o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, o projeto de revitalização do centro comercial do município estimula e fortalece a atividade comercial e turística da região. "O projeto inclui a revitalização do Belo Centro, que foi feito há muitos anos, mas já está bastante deteriorado. São ideias e propostas que estamos discutindo com os maiores interessados, as pessoas que estão no dia a dia do comércio e, também, o turista" - explicou o prefeito.

Nova unidade do Sesc em Santarém

Outro tema levantado durante o encontro foi a doação de um terreno no bairro da Diamantina, que deverá abrigar uma nova unidade totalmente equipada do Serviço Social do Comércio (Sesc). O terreno já se encontra em processo de regularização e, após esse processo, a prefeitura deve enviar o projeto para aprovação da Câmara Municipal de Santarém. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 25 de fevereiro, onde serão apresentados os projetos de revitalização do centro comercial e debatidos os modelos de captação de recursos para financiamento e viabilização das obras.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA
Com informações Prefeitura de Santarém