cnc
sesc
senac

Sesc no Pará promove III Semana Pedagógica em Salinópolis

Home / Notícias / Sesc no Pará promove III Semana Pedagógica em Salinópolis

Sesc no Pará promove III Semana Pedagógica em Salinópolis

14/02/2019 11:29:49

O município de Salinópolis recebeu entre os dias 04 a 08 de fevereiro, a III Semana Pedagógica do Sesc Ler. Um dos objetivos do evento que ocorreu no Hotel Privê do Atalaia, é a promoção da discussão sobre os desafios e práticas educativas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), propiciando o debate e a reflexão sobre processos de educação formal e não formal. A III Semana Pedagógica contou com a participação de diretores, gestores e educadores dos Centros Educacionais de Inhangapi, Benevides, São Francisco e Salinópolis.

A abertura do evento teve a presença do presidente do Sistema Fecomércio Pará / Sesc / Senac, Sebastião Campos; do Diretor Regional do Sesc no Pará, Marcos Cezar Silva Pinho; do Diretor Financeiro da Fecomércio Pará, Pedro Nasser; do Coordenador do Sesc Ler, Bernardo Sampaio; da Orientadora Pedagógica do Sesc Ler Salinópolis, Nayar Ribeiro Farias; da assessora do Departamento Nacional do Sesc, Rosa Helena; da representante do Sesc Ribeirão Preto, Ruth Santos, além dos novos funcionários do Sesc do Ler.

A programação foi composta de oficinas, exibição de filmes, curtas e documentários, palestras, rodadas de discussão, grupos de trabalho, performances coreográficas, entre outros. No primeiro dia, após as boas vindas da orientadora pedagógica do Sesc Salinópolis, Nayar Farias e do coordenador do Sesc Ler no Pará, Bernardo Sampaio, foi exibido o filme "Sementes da Educação - Cieja Campo Limpo", que proporcionou a reflexão sobre os diversos aspectos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No segundo dia foi exibido o vídeo "Diz aí", série da TV Futura que coloca em discussão temas como a marginalização do negro, o processo escravagista e o enfrentamento ao extermínio. O terceiro dia do evento apresentou performances coreográficas, leitura acompanhada de voz e violão e a encenação de uma batalha de Hip-Hop, com letras criadas pelos próprios participantes. Após as apresentações, foi exibido o documentário "A batalha de São Braz", que retrata a ocupação do espaço público do Mercado de São Braz pelos rappers e MC's. Pela tarde, a equipe do Sesc Salinópolis apresentaram os projetos promovidos no ano passado, como "Oficina de Pintura em Tela: a arte de Claude Monet", "Meio Ambiente: pensar, agir e refletir para transformar", "Oficina de porta trecos com reaproveitamento de materiais", entre outros.

Para o coordenador do Sesc Ler no Pará, Bernardo Sampaio, a III Semana Pedagógica superou as expectativas iniciais. "Acredito que o evento atendeu os objetivos e superou as expectativas em alguns casos. Esse ano o foco era trabalhar a EJA, ressignificando e trazendo para dentro do Sesc. A professora Letícia, da Universidade Federal do Pará, nos trouxe muitas coisas interessantes de como trabalhar com esses jovens. Outro ponto é a reformulação do PHE (Projeto Habilidades de Estudo), que está em voga pelo DN, e nós conseguimos fechar isso no último dia do encontro. Estarei em março no Rio de Janeiro levando essa proposta que foi fechada na Semana Pedagógica. Minha avaliação é que o evento foi um sucesso" - afirmou Bernardo.

Texto: Adriano Abbade / Cecom Fecomércio PA

Galeria de imagens