Percentual de famílias com dívidas fica estável em setembro

Home / Notícias / Percentual de famílias com dívidas fica estável em setembro

Percentual de famílias com dívidas fica estável em setembro

09/10/2018 08:47:26

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o percentual de famílias endividadas alcançou 60,7% em setembro, mesmo percentual observado em agosto. Porém, houve redução na comparação anual, quando o indicador alcançou 61,7% do total de famílias.

O estudo aponta que a proporção das famílias com dívidas ou contas em atraso também se manteve estável em 23,8% no mês de setembro. Na comparação com o mesmo período de 2017, houve queda de 2,7 pontos percentuais.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso – e que, portanto, permaneceriam inadimplentes – aumentou de 9,8% em agosto para 9,9% em setembro, mas apresentou queda em relação aos 10,9% de setembro de 2017.

“Após dois meses de alta consecutiva, o percentual de famílias com dívidas apresentou estabilidade em setembro. Em relação a 2017, o indicador permaneceu em patamar inferior, refletindo um ritmo lento de recuperação do consumo e a cautela das famílias na contratação de novos empréstimos e financiamentos”, diz a economista da CNC Marianne Hanson.

A pesquisa mostra que o cartão de crédito segue na liderança como principal tipo de dívida, registro feito por 76,7% das famílias entrevistadas. Em seguida, vêm os carnês (14,6%) e, em terceiro lugar, o financiamento de carro (10,2%).

Nível de endividamento

A proporção das famílias que se declararam muito endividadas diminuiu em relação a agosto, passando de 13,5% para 13,3% do total de entrevistadas. Na comparação anual também houve queda de 1,7 ponto percentual.

Comparando setembro de 2017 com setembro de 2018, a parcela que declarou estar mais ou menos endividada passou de 22,6% para 23,8%, e a parcela pouco endividada passou de 24% para 23,5% do total de famílias.

Prazo de endividamento

O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 65,2 dias em setembro de 2018, acima dos 64,3 no mesmo período do ano passado. Em média, o comprometimento com as dívidas foi de 7,1 meses, sendo que 32,1% das famílias possuem dívidas por mais de um ano. Entre aquelas endividadas, 20,3% afirmam ter mais da metade da sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é, desde janeiro de 2010, apurada mensalmente pela CNC. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

Fonte: CNC