cnc
sesc
senac

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos em cinco municípios do Pará

Home / Notícias / Sesc abre inscrições para cursos gratuitos em cinco municípios do Pará

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos em cinco municípios do Pará

24/07/2018 15:23:04

O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará está com inscrições abertas para os cursos gratuitos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) para crianças, jovens e adultos para cursos de música, idiomas, complementação escolar e iniciação esportiva. Os cursos são destinados prioritariamente aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes que possuem baixa renda; estudantes da Educação Básica da Rede Pública e comunidade em geral, cuja renda familiar mensal bruta não ultrapasse o valor de três salários mínimos nacionais, com a devida comprovação. As vagas são limitadas.

Em Belém, as vagas ofertadas são para cursos de violão, bateria, cavaquinho, musicalização, teclado e canto, no Sesc Casa da Música. Cada modalidade tem horários variados e faixas etárias diferentes e podem ser conferidas no edital disponibilizado no site do Sesc no Pará. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 03 de agosto. Nos Centros Educacionais Sesc Ler as inscrições também já estão abertas e vão até dia 27 de julho. O Sesc Ler Salinópolis oferta vagas para o projeto curumim, para crianças de 07 a 12 anos; projeto Habilidade de Estudos, para crianças de 09 a 10 anos; projeto Juventudes, para adolescentes de 13 a 17 anos e cursos de violão e  inglês para adolescentes a partir de 15 anos.

Em Inhangapi, o Sesc Ler oferta vagas para o Projeto Habilidade de Estudo e projeto curumim, para crianças de 07 a 12 anos; projeto juventudes para adolescentes de 13 a 17 anos e curso de inglês para turmas de 10 a 14 anos e turma para jovens e adultos a partir de 15 anos.  No Sesc Ler Benevides as vagas são para o Projeto Habilidade de Estudo e projeto curumim, para crianças de 07 a 12 anos e curso de inglês para turmas de 10 a 14 anos. Já no Sesc Ler São Francisco do Pará as vagas são para curso de violão, futsal masculino para jovens e adultos a partir de 15 anos; turmas de iniciação esportiva (Aples II) para crianças de 07 a 10 anos; projetos juventudes para adolescentes de 13 a 17 anos e projeto curumim para crianças de 07 a 12 anos.

Para quem não conhece o projeto Habilidades de Estudo, oferecido diariamente após o horário escolar, apóia os alunos na realização de tarefas e pesquisas escolares. Além disso, professores do Sesc estimulam a participação em atividades lúdicas e criativas, contextualizando-as com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Já o Curumim visa o desenvolvimento integral das crianças por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. E o Programa Juventudes desenvolve projetos que procuram levar em consideração a pluralidade e diversidade do público juvenil. Assim, convida o jovem a participar de ações processuais que fortaleçam a convivência, o diálogo e a troca de experiências, por meio de diferentes linguagens artísticas, acesso às informações e fortalecimento de relações afinadas com seus interesses.

As inscrições são presenciais e para os cursos realizado em Belém podem ser feitas no Sesc Doca ou  no Sesc Casa da Música. Para os cursos nas unidades do interior a inscrição deverá ser realizada nos Centros Educacionais do Sesc Ler nas cidades onde o candidato deseja cursar as atividades, e é necessário estar matriculado na rede de ensino e apresentar documento comprobatório. No ato da inscrição deverá ser informado dados referentes à autodeclaração de Renda Familiar, Questionário Socioeconômico e apresentar os documentos solicitados no edital. Após a inscrição haverá seleção para o preenchimento das vagas, analisando a autodeclaração de renda familiar e do questionário socioeconômico; Aplicação do Índice Classificatório; Entrevistas, visitas ou outros mecanismos que por ventura se apresentem necessários.

A relação dos candidatos aprovados no processo seletivo, por ordem de classificação, será divulgada no site do Sesc Pará e em quadro de avisos dos Centros Educacionais do Sesc Ler nas cidades de Benevides, Inhangapi, São Francisco do Pará e Salinópolis. Mais informações, documentos necessários para inscrição e edital no site do Sesc: www.sesc-pa.com.br clicando no banner lateral “PCG”.

Fonte: Sesc no Pará