cnc
sesc
senac

Sudam lança aplicativo da Ouvidoria do FNO

Home / Notícias / Sudam lança aplicativo da Ouvidoria do FNO

Sudam lança aplicativo da Ouvidoria do FNO

26/06/2018 09:56:49

A partir desta semana, os beneficiários do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) já podem falar com a Ouvidoria de qualquer lugar usando apenas o aparelho celular. O aplicativo “Ouvidoria FNO”, desenvolvido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), facilita o contato com os gestores do Fundo e pode ser baixado gratuitamente.

Segundo Luzio Silva Filho, Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação da Sudam, temporariamente o aplicativo está disponível somente para o sistema Android. “Mas, em breve, os usuários do sistema de Iphone, o IOS, também terão esse benefício”, destaca.

O coordenador informa para fazer o download é necessário procurar “Ouvidoria – FNO – SUDAM” no Google Play. As formas de interação ofertadas são: “Denúncia”, “Elogio”, “Reclamação”, “Sugestão” e a “Solicitação de Informação”. Todas as interações são automaticamente monitoradas pela Controladoria Geral da União (CGU) e obedecem a prazos legais para serem respondidas.

Ouvidoria do FNO: um porta-voz dos beneficiários na Sudam

Ser um canal de comunicação entre os beneficiários e as instituições que coordenam o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, é esse o objetivo da Ouvidoria do FNO. Implementado em dezembro de 2017, o espaço é gerido pela Sudam e é destinado para o atendimento das pessoas físicas e jurídicas que tiveram contrato de crédito aprovado ou que têm interesse no assunto.

Atendimento

As manifestações podem ser apresentadas por meio presencial, por telefone, e-mail, carta ou pelos canais de atendimento digital, monitorados pelo Ministério da Integração e a Controladoria Geral da União. O prazo para atendimento é regido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que é de até 20 dias prorrogáveis por mais 10 dias, mediante justificativa expressa.

Fundo Constitucional do Norte

Tem o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, através de programas de financiamento aos setores produtivos privados. Como instituição de desenvolvimento regional, a Sudam é responsável pela definição das diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos do FNO, de acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA).

A Ouvidoria assegura mais transparência, dá mais interatividade aos milhares de beneficiários e é uma ferramenta para melhorar a gestão do Fundo. Em 2017, foram contratadas 15.450 operações de crédito, envolvendo recursos financeiros no valor de R$ 2.905,9 milhões. Isso expressa um crescimento de 24,5%, em comparação a 2016 (R$ 2.333,9 milhões).

Localização

Tv. Antônio Baena, nº 1113, Térreo Bloco C

Marco - Belém–PA

CEP: 66093-082

Horário de Funcionamento

8h às 12h e das 13h às 17h horas.

Telefone e e-mails

(91) 0800-610021 / (91) 4008-5689

ouvidoria@sudam.gov.br

Fonte: SUDAM

Galeria de imagens